O Sentido Religioso da Noção Germânica de Império
Palavras-chave:
Império, germanos, imperador dominus et deus, imperador vicarius ChristiResumo
Resumo A noção antiga de Império foi formada pela combinação das idéias helenísticas com a tradição republicana romana. Segundo esta noção, o poder emana do “povo” de Roma e, destarte, o imperador, divino ou sagrado, é somente um delegado dos romanos. A visão compartilhada por quase todos era que a origem do poder imperial é divina porque é Deus quem inspira os cidadãos romanos e, assim, este é o instrumento de Deus quando, através da lex de imperio da Assembléia Popular, escolhe o imperador, concedendo-lhe assim o direito de governar o Império através dos editos e constituições. A noção germânica de Império, desenvolvida pela dinastia Hohenstaufen, revisitando a noção antiga, salienta que o poder imperial provém diretamente de Deus. O que não significa dizer que não haja nisto a mediação dos romanos mas, antes, que o poder imperial não é uma concessão dos papas. A origem do poder imperial é diretamente divina porque, tal como na Roma antiga, é Deus quem inspira os romanos e, assim, estes são o instrumento de Deus quando escolhem o imperador, tornando-o o vicarius Christi. Apenas no Sacro Império Romano-Germânico tal escolha se faz através dos príncipes eleitores (os legítimos representantes dos romanos), sendo estes, desta forma, os verdadeiros intérpretes da vontade divina. Palavras-chave: Império, germanos, imperador dominus et deus, imperador vicarius Christi. Abstract The Roman Empire notion was constructed by the combination of helenistics ideas with the roman republic tradition. According this notion, the power emanates of roman “people” and the emperor, still divine or sacred, is only a delegate of the romans. The roman normal vision believes that the origin of imperial power is divine because God inspires the roman citizens, the God’s instrument, on the emperor choice. This choice happens effectively by the lex de imperio of Popular Assembly. It permits that he governs the Empire by the laws. The germanic imperial notion, developed by the Hohenstaufen dynasty, based at ancient notion, points out that the imperial power provides directly of God. This affirmative signifies only that the imperial power isn’t a concession of pope. Effectively, the origin of imperial power is directly divine because, as the Ancient Rome, God inspires the romans on the emperor’s choice. By this choice he’s the vicarius Christi. But on the germanic Empire is the council of elector princes, representing the romans, that chooses the emperor. This council is so thus the veritable interpreter of divine will. Keywords: Empire, germans, emperor dominus et deus, emperor vicarius Christi.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.