AS ARTIMANHAS DO DIABO EM A DEMANDA DO SANTO GRAAL

Autores

  • Ana Marcia Alves Siqueira

Palavras-chave:

Aventura exemplar, Diabo, Castidade.

Resumo

A Demanda do Santo Graal, novela pertencente ao ciclo da Post-Vulgata, serviu, no século XIII, como meio de difusão de conceitos clericais voltados para a repressão do comportamento humano relacionado aos pecados da carne. Galaaz alegoriza o ideal de uma nova cavalaria renovada pelo intuito religioso, pela missão de combate e vigilância para defender a Igreja e o cristianismo. Esta luta, porém, é também o combate individual do homem consigo mesmo, contra as fraquezas inerentes à condição humana e carnal, que o coloca como uma presa fácil para o inimigo maior da humanidade: o diabo. Consoante o propósito moralizante da obra, os cavaleiros buscam aventuras para provar seu valor, sob o duplo sentido pressuposto por esta análise: enfrentam provas guerreiras que se revelam como provas morais visando à salvação da alma. Este trabalho analisa justamente o caráter simbólico dessas aventuras que funcionam como pequenos exemplas ao descreverem as artimanhas e estratégias diabólicas utilizadas para desviar os cavaleiros de seu objetivo. Reflexões como as de Bravo (2012), Le Goff (1989; 2006), Muchembled (2001), Baschet (2002) e Nogueira (2004) confluem nesta pesquisa, ajudando a demonstrar a relação simbólica entre as aventuras exemplares, as tentações diabólicas e o ideal de castidade e espiritualidade proposto pela obra.

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Publicado

2013-02-07

Edição

Seção

Artigos/Articles