PADRÕES DE RELEVO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO CARIRI PARAIBANO: UMA CONTRIBUIÇÃO À CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA SEMIÁRIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2866

Palavras-chave:

Modelo Digital de Elevação. Mapeamento geomorfológico. Semiárido.

Resumo

Área de Proteção Ambiental (APA) do Cariri situa-se na porção semiárida do Planalto da Borborema, na Paraíba, abrangendo o Bioma da Caatinga. A unidade de conservação apresenta importantes resquícios de vegetação, sítios arqueológicos e expressivo patrimônio geomorfológico desenvolvido sobre rochas graníticas. Criada no ano de 2004, a APA não possuí Plano de Manejo nem Zoneamento Ambiental. Dessa forma, o presente trabalho visa contribuir com o conhecimento dos aspectos físicos da APA, através da realização do mapeamento das formas de relevo e sua compartimentação. Para tanto, foi utilizada a metodologia do IBGE com algumas adaptações. O mapeamento foi elaborado na setorização de parâmetros do relevo, como a declividade e a amplitude em bacias de segunda ordem.
Os resultados mostraram um relevo bastante dissecado, caracterizando superfícies aplainadas
e colinas amplas suaves, intercalado por morros e serras estruturais condicionados pela
resistência das rochas ao intemperismo. O modelo digital de elevação Topodata mostrou-se
efi ciente na automatização do processo de segmentação das classes de relevo.

Biografia do Autor

Rafael Albuquerque Xavier, UEPB

Professor do Departamento de Geografi a da UEPB e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB e de Geografi a da UFPB. Coordenador do GEGHAT/UEPB.

Bartolomeu Israel de Souza, UFPB

Professor do Departamento de Geociências da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Geografi a da UFPB. Coordenador do GESA/UFPB.

Eini Celly Morais Cardoso, UFPB

Aluna do Mestrado em Geografi a da UFPB.

Vinícius da Silva Seabra, UERJ

Professor do Departamento de Geografi a e do Programa de Pós-Graduação em Geografi a, Faculdade de Formação de Professores, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

Albuquerque Xavier, R. ., Israel de Souza, B. ., Celly Morais Cardoso, E. ., & da Silva Seabra, V. . (2022). PADRÕES DE RELEVO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO CARIRI PARAIBANO: UMA CONTRIBUIÇÃO À CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA SEMIÁRIDA. Revista Ciência Geográfica, 26(01), 34-50. https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2866