CONSUMO PRODUTIVO E URBANIZAÇÃO NO BRASIL: AS CIDADES DO AGRONEGÓCIO*

Autores

  • Denise Elias UECE

Palavras-chave:

Milton Santos. Consumo produtivo do agronegócio. Cidade do agronegócio.

Resumo

Este artigo revisita as noções de consumo produtivo e de cidade do campo a partir da obra do geógrafo Milton Santos, baseando-se em três objetivos principais: evidenciar a importância dessas duas noções para a compreensão da urbanização brasileira; destacar as derivações que promovemos a partir dessas duas noções; salientar a importância do corpo teórico-conceitual e metodológico trabalhado por Milton Santos. A metodologia foi estruturada com base nos fundamentos da pesquisa qualitativa para a construção de uma análise crítica. Concluímos que a obra de Milton Santos ainda reclama muita reflexão e nos instiga permanentemente à pesquisa e à descoberta, além de continuar atual e potente para explicar a complexidade da realidade do Brasil e do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

Denise Elias, UECE

Geógrafa e Doutora em Geografia Humana (USP), professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da UECE. Pesquisadora do CNPq, da Reagri (Rede de Pesquisadores sobre Regiões Agrícolas) e da ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias).

*Agradecemos o financiamento do CNPq a várias de nossas pesquisas que deram embasamento para a redação do presente artigo.

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Elias, D. . (2022). CONSUMO PRODUTIVO E URBANIZAÇÃO NO BRASIL: AS CIDADES DO AGRONEGÓCIO*. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 1003-1019. Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2929