ARAGUAÍNA–TO, CIDADE COMPETITIVA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: ENTRE PRÁTICAS E DISCURSOS
Palavras-chave:
Cidade competitiva. Araguaína. Amazônia brasileira.Resumo
Problematizamos Araguaína – TO, como cidade competitiva, considerando a urbanodiversidade na Amazônia brasileira, bem como sua condição sócio-histórica, que lhe confere protagonismo regional. Para tanto, manuseamos o conceito de cidade média proposto em Trindade-Júnior (2015) e as teorizações de Lever e Turok (1999) sobre cidade competitiva, tendo também como foco o arcabouço conceitual sobre marketing das cidades. Metodologicamente, mobilizamos dados sobre concentração de empresas e empregos, plantas frigoríficas/abatedouros, bem como sobre parceiros econômicos globais, valores e tipologia das exportações; e demonstramos como essas práticas comerciais atestam inserção e protagonismo regional. Também, mobilizamos diferentes materialidades discursivas das três últimas gestões municipais da cidade (de 2013 a 2024), dado o nosso interesse na produção discursiva oficial em torno desse marketing das cidades. As análises mostram a relação contígua entre práticas e discursos sobre Araguaína como cidade atrativa, sendo autorizada, em termos de sentidos, pelo discurso
da organização de seus espaços.