ARAGUAÍNA–TO, CIDADE COMPETITIVA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: ENTRE PRÁTICAS E DISCURSOS

Autores

  • Miguel Pacifico Filho UFNT
  • João de Deus Leite UFNT
  • Luciene Rodrigues Lima UFNT
  • Pedro Henrique Eustáquio Rodrigues UFNT

Palavras-chave:

Cidade competitiva. Araguaína. Amazônia brasileira.

Resumo

Problematizamos Araguaína – TO, como cidade competitiva, considerando a urbanodiversidade na Amazônia brasileira, bem como sua condição sócio-histórica, que lhe confere protagonismo regional. Para tanto, manuseamos o conceito de cidade média proposto em Trindade-Júnior (2015) e as teorizações de Lever e Turok (1999) sobre cidade competitiva, tendo também como foco o arcabouço conceitual sobre marketing das cidades. Metodologicamente, mobilizamos dados sobre concentração de empresas e empregos, plantas frigoríficas/abatedouros, bem como sobre parceiros econômicos globais, valores e
tipologia das exportações; e demonstramos como essas práticas comerciais atestam inserção e protagonismo regional. Também, mobilizamos diferentes materialidades discursivas das três últimas gestões municipais da cidade (de 2013 a 2024), dado o nosso interesse na produção discursiva ofi cial em torno desse marketing das cidades. As análises mostram a relação contígua entre práticas e discursos sobre Araguaína como cidade atrativa, sendo autorizada, em termos de sentidos, pelo discurso da organização de seus espaços.

Biografia do Autor

Miguel Pacifico Filho, UFNT

Doutorado em História pela UNESP. Docente do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

João de Deus Leite, UFNT

Doutorado em Estudos Linguísticos pela UFU. Docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Luciene Rodrigues Lima, UFNT

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Pedro Henrique Eustáquio Rodrigues, UFNT

Acadêmico do curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Pacifico Filho, M. ., de Deus Leite, J. ., Rodrigues Lima, L. ., & Henrique Eustáquio Rodrigues, P. . (2022). ARAGUAÍNA–TO, CIDADE COMPETITIVA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: ENTRE PRÁTICAS E DISCURSOS. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 1049-1076. Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2932