CONCEPÇÃO DE PAISAGEM ENTRE ESTUDANTES DO 1º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUSSÃO A PARTIR DE ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3066Palavras-chave:
Ensino médio. Paisagem. Lugar. Percepção.Resumo
O trabalho compreende resultado obtido em Pesquisa de Iniciação Científica Primeiros Passos, cujo objetivo foi conhecer e discutir a concepção de paisagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio e, ainda, subsidiar as atividades de extensão e ensino que vêm sendo realizadas pela Universidade de São João del-Rei (UFSJ) no contexto do ensino de geografia e da educação geográfica. A pesquisa considerou como recorte espacial o bairro Tijuco e a paisagem na qual está inserida a Escola Estadual Professor Iago Pimentel, na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. A discussão se fundamenta na ideia de totalidade da paisagem, na interação natureza, sociedade e cultura, assim como nas categorias forma e conteúdo; aparência e essência, em diálogo com Bertrand (2004) e Santos (1996). Na metodologia utilizou-se do desenho livre, como recurso usado pelos estudantes para representar a noção de paisagem. Para aprofundar o conhecimento sobre essa percepção e o olhar sobre o lugar onde vivem, foi proposta a elaboração de cartas dos jovens para uma das pesquisadoras. Aos jovens, foi solicitado escrever sobre o lugar onde moram, sua relação com esse espaço e suas práticas sociais. A pesquisa, realizada durante 2020/2021, ocorreu na modalidade remota, em decorrência do período pandêmico e contou com a colaboração de quatro alunos do 1º ano da referida escola. Durante a pesquisa, foi analisada a composição espacial da paisagem do bairro Tijuco, evidenciando o contraste entre esse bairro e os da região do São Caetano (área nobre residencial). A maior parte do Tijuco é composta por casas menores e mais próximas umas das outras, com menos infraestrutura urbana e população com condições socioeconômicas inferiores ao da população da região do São Caetano. Essa análise ocorreu com o auxílio de imagens de satélite, por meio das quais foi observada a composição espacial - estrutura, forma e conteúdo - nas duas áreas citadas e, ainda, o conhecimento prévio dos estudantes e as leituras iniciais sobre o lugar. Os resultados qualitativos mostram que os alunos (75%) representaram a paisagem relacionada, principalmente, à ideia de natureza, ressaltando uma visão naturalista desse conceito, com destaque para os elementos biótico e físico-naturais como pássaros, coqueiros, relevo, pôr do sol e antrópicos, reforçando o estereótipo do belo e a estética. Apenas uma estudante (25%) considerou aspectos como ponto de ônibus, ruas, edificações e arranjos que retratam parte de uma cidade e de um cotidiano urbano. Com base nas representações, na realidade vivida pelos estudantes e nas leituras, foi realizado um debate crítico sobre o conceito de paisagem, sobre a formação e a condição do bairro dos alunos. Estes possuem uma relação afetiva com a paisagem e o lugar. A pesquisa, além de trazer elementos conceituais e metodológicos a serem retomados em atividades de extensão, reforça a importância e a necessidade de se discutir o conceito de paisagem no ensino de Geografia. Esse conceito potencializa compreender a dinâmica do espaço com base no estudo do bairro, estabelecendo conexão entre o conceito, a configuração espacial em consonância com os aspectos visíveis e invisíveis da paisagem.