As competências educacionais: formação para cidadania ou formação para o mercado?

Autores

  • Marcelo Gaudêncio Brito Pureza Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3565

Palavras-chave:

BNCC. Competências. Habilidades.

Resumo

Objetivo central deste artigo, discutir o conceito de competências educacionais e seu papel ideológico na formação das alunas e dos alunos brasileiros pertencentes à Educação Básica. A metodologia construída para este artigo é do tipo documental e bibliográfico, de abordagem qualitativa. A análise documental teve a LDB 9394/1996 e a BNCC como objetos de análise, definindo as competências como categoria central, e, a partir desta categoria central procuramos analisar o contexto educacional brasileiro dialogando com diversos autores e autoras, em especial, Zabala e Arnau (2010) e Sacristán (2011). Consideramos como resultados principais que as competências educacionais têm sua origem no condutismo comportamental voltado para o empreendedorismo e seleção de sujeitos capacitados para o mercado, isso, via formação escolar. Também, consideramos possível uma ressignificação do conceito em que se desenvolva competências voltadas para a formação de alunos e alunas críticas e reflexivas.

Biografia do Autor

Marcelo Gaudêncio Brito Pureza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Professor pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI. Desenvolve pesquisa nos temas: Currículo e Formação de Professores de Geografia, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva, Educação Escolar Indígena e Território Indígena.

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado). Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA.

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Publicado

2024-01-03 — Atualizado em 2024-01-05

Versões

Como Citar

Gaudêncio Brito Pureza, M., & Rêgo da Rocha, G. O. (2024). As competências educacionais: formação para cidadania ou formação para o mercado?. Revista Ciência Geográfica, 27(4), 2412–2429. https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3565 (Original work published 3º de janeiro de 2024)