Os efeitos das políticas neoliberais e da globalização sobre a educação brasileira: o “novo” Ensino Médio e a escalada da violência nas escolas de Educação Básica

Autores

  • Lourenço Magnoni Júnior Faculdade de Tecnologia de Lins – SP
  • José Mauro Palhares Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3571

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Globalização. Educação. Violência. Democracia.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre os efeitos das políticas neoliberais e da globalização na economia, política, sociedade, organização estrutural da educação brasileira, os efeitos negativos do “novo” Ensino Médio, a escalada da violência nas escolas de educação básica e a necessidade da construção de projeto de escola pública democrática, participativa e preparada para atender a quantidade com qualidade.

Biografia do Autor

Lourenço Magnoni Júnior, Faculdade de Tecnologia de Lins – SP

Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: Escolas Técnicas Estaduais Astor de Mattos Carvalho (Agrícola) de Cabrália Paulista - SP / Rodrigues de Abreu de Bauru – SP / Faculdade de Tecnologia de Lins – SP e do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP/Campus de Bauru - SP. Membro do Grupo Assessor de Ciência e Tecnologia do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) das Américas e do Caribe. Membro da Diretoria Executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP (www.agbbauru.org.br). Pós-doutoramento pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Pós-Doutorado Estratégico – CAPES do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá (PPGEO/UNIFAP). Supervisor: Prof. Dr. José Mauro Palhares.

José Mauro Palhares, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professor Adjunto do Colegiado de Geografia do Campus Oiapoque da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor vinculado a Pós-Graduação Lato Sensu em Geografia do Oiapoque/Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) PPGEO/UNIFAP. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2011) e Estágio Pós-Doutoral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (2018).

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Publicado

2024-01-03 — Atualizado em 2024-01-05

Versões

Como Citar

Magnoni Júnior, L., & Palhares, J. M. (2024). Os efeitos das políticas neoliberais e da globalização sobre a educação brasileira: o “novo” Ensino Médio e a escalada da violência nas escolas de Educação Básica. Revista Ciência Geográfica, 27(4), 2509–2524. https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3571 (Original work published 3º de janeiro de 2024)