Indústrias cervejeiras em Ponta Grossa/PR: a gelada que esquenta a economia

Autores

  • Luiz Henrique Toscani Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Rafael dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Edson Belo Clemente de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3580

Palavras-chave:

Metodologia SWOT. Localização geográfica. Cerveja.

Resumo

As indústrias cervejeiras no município de Ponta Grossa, Paraná, nomeadamente a Heineken e a Ambev, contribuem no fortalecimento da economia local, haja vista o aporte de recursos disponíveis. O presente artigo tem como objetivo analisar as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) dessas indústrias, por meio da metodologia SWOT. Essa metodologia é amplamente aplicada em estudos de casos por diversas disciplinas, mas, em Geografia, a abordagem utilizada se aproxima das Teorias Clássicas de Localização Geográfica. Além desses procedimentos teórico-metodológicos, consultas na mídia digital forneceram informações sob o ponto de vista do arcabouço empírico. Apresenta-se também a confecção cartográfica, por meio do software QGIS, complementada por imagens de satélite do Google Maps. Dentre os resultados esperados, evidencia-se a importância da indústria, enquanto força motriz, para a cidade de Ponta Grossa - PR.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Toscani, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharelando em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Rafael dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharelando em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Edson Belo Clemente de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2024-01-03 — Atualizado em 2024-01-05

Versões

Como Citar

Toscani, L. H., dos Santos, R., & Belo Clemente de Souza, E. (2024). Indústrias cervejeiras em Ponta Grossa/PR: a gelada que esquenta a economia. Revista Ciência Geográfica, 27(4), 2695–2714. https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3580 (Original work published 3º de janeiro de 2024)