Solo na Educação Básica: proposta voltada ao ensino significativo no contexto da pedologia na Geografia Escolar

Autores

  • Inalda Diniz dos Santos
  • Maria do Carmo Oliveira Jorge
  • Antonio José Teixeira Guerra
  • Jorge da Paixão Marques Filho

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.28.1.2024.3629

Palavras-chave:

Ensino significativo. Geografia. Solo. Cidadania. Cotidiano.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o estudo de temas da geomorfologia, no contexto da Geografia Escolar. A proposta é utilizar o solo, que é um assunto abordado na Geografia escolar, como possibilidades de desenvolver um ensino significativo, visando o protagonismo dos alunos. A pesquisa foi realizada em seis escolas estaduais, localizadas na região Norte do Município de Niterói. A base teórica para compreender o ensino significativo é a Teoria da Aprendizagem Significativa. Para atingir esses objetivos, são utilizadas pesquisas nos livros didáticos de Geografia, usados nas escolas e aplicação de atividades com as turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II e 1º do Ensino Médio.

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Publicado

08-03-2024

Como Citar

Diniz dos Santos, I., Oliveira Jorge, M. do C., Teixeira Guerra, A. J., & da Paixão Marques Filho, J. (2024). Solo na Educação Básica: proposta voltada ao ensino significativo no contexto da pedologia na Geografia Escolar. Revista Ciência Geográfica, 28(1), 62–83. https://doi.org/10.18817/26755122.28.1.2024.3629