Avaliação da variação da linha de costa em praias arenosas da ilha de Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil, utilizando-se Veículo Aéreo não-Tripulado (VANT)

Autores

  • Roberto Lúcio Belo de Souza Júnior
  • Maria das Neves Gregório
  • Marcia Cristina de Souza Matos Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.28.1.2024.3637

Palavras-chave:

Erosão costeira. Linha de costa. RPA. VANT.

Resumo

As praias arenosas da Ilha principal do Arquipélago de Fernando de Noronha, que leva o seu homônimo, distrito do Estado de Pernambuco, situada no Nordeste do Brasil, no Oceano Atlântico Sul Equatorial, apresentam uma alta frequência turística, se destacam pelas belezas naturais. Tal arquipélago encontra-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a vulnerabilidade costeira nas praias da Conceição, Boldró, Bode, Quixambinha e Cacimba do Padre. A estratégia de metodologia consistiu na geração e análise da variação das Linhas de costa (LC) entre 2019 e 2021. Os dados foram obtidos a partir de ortomosaicos processados de aerolevantamento com VANT (Veículo aéreo não tripulado), incluindo a fase de processamento fotogramétrico, pontos de controle medidos com pares de receptores GNSS (RTK), mapeamento das áreas estudadas, medições da linha de costa e registro fotográficos in loco. Os resultados permitiram a identificação das causas e consequências da erosão costeira, taxas da variação das Linhas de Costas (LC) nessas praias arenosas. Os resultados e análises obtidos nesta pesquisa foram armazenados em uma base de dados espaciais SIG) para avaliações das ações antrópicas e a dinâmica da natureza e fornecidos como subsídios para Gestão Costeira Integrada da Ilha de Fernando de Noronha.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

de Souza Júnior, R. L. B., das Neves Gregório, M., & de Souza Matos Carneiro, M. C. (2024). Avaliação da variação da linha de costa em praias arenosas da ilha de Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil, utilizando-se Veículo Aéreo não-Tripulado (VANT). Revista Ciência Geográfica, 28(1), 197–230. https://doi.org/10.18817/26755122.28.1.2024.3637