Carta ao Leitor / Letter to the Reader

Autores

  • Lourenço Magnoni Jr.

Resumo

A Geografia, enquanto ciência e disciplina escolar, nunca teve tanta relevância para a compreensão do mundo como a que testemunhamos atualmente, pois, enquanto saber, ela possibilita desvendar o entendimento não só das relações sociais, mas também dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e como eles afetam a população.
Ao mesmo tempo que assistimos o aprofundamento da pobreza, miséria, violência e o aumento da intensidade dos desastres naturais e antrópicos decorrentes do avanço das mudanças climáticas que atingem e desalojam pessoas que habitam as áreas vulneráveis, aprofundando o racismo ambiental e produzindo refugiados climáticos em diferentes regiões do Planeta Terra, assistimos o avanço do extremismo de direita e o acirramento das disputas entre as grandes potências no âmbito geopolítico, geoestratégico, militar e econômico.
O massacre em curso contra o indefeso povo palestino de Gaza, o embate entre a Rússia/Ucrânia e outros conflitos localizados em diversas partes do mundo demostram que o processo civilizatório está se arrefecendo globalmente e o dinheiro se tornou a grande ideologia dominante nos quatro cantos do mundo. A Geografia, mais do que nunca, precisa estar presente na luta pela construção de um mundo humano, solidário e ambientalmente sustentável no presente e futuro.
Desde a sua criação, no ano de 1994, a Revista Ciência Geográfica sempre teve o objetivo editorial de contribuir com a difusão e a popularização do conhecimento geográfico, diferenciando-se por publicar conteúdos geográficos voltados aos professores da educação básica regular e técnica. O intuito da Revista Ciência Geográfica é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem escolar, ampliando o acesso ao conhecimento científico e tecnológico da Geografia e das áreas afins produzidos dentro e fora da academia. É preciso fazer o conhecimento de ponta chegar aos brasileiros que vivem nas grandes periferias urbanas e áreas localizadas nas profundezas do interior brasileiro.
Por ser uma revista que visa contribuir com a construção de uma sociedade democrática, participativa, transparente e justa, a Ciência Geográfica valoriza os trabalhos acadêmicos de professores e pesquisadores nacionais e internacionais, publicando artigos independente das concepções e do posicionamento científico e político dos autores, pois entendemos ser necessária a construção a unidade no âmbito da diversidade do pensamento humano.
A edição nº 01/2024 da Revista Ciência Geográfica tem a honra de apresentar 15 artigos, fruto da participação e colaboração de autores e autoras do Brasil e do exterior que nos abrilhantaram com seus conhecimentos, resultantes de pesquisas que permitem pensar e dialogar com a Geografia e outras áreas do conhecimento. Somos conscientes do quanto é árdua a produção científica no Brasil, e em grande parte do mundo, porém, igualmente necessária.
A Revista Ciência Geográfica, ao publicar diferentes temáticas na presente edição, pretende colaborar com o debate e com a difusão científica, entendida como um ato de resistência e resiliência frente aos imensos desafios colocados diuturnamente. De modo gentil, esperamos que apreciem esta produção.

Os Editores

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Magnoni Jr., L. (2024). Carta ao Leitor / Letter to the Reader. Revista Ciência Geográfica, 28(1). Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/3641

Edição

Seção

Carta ao Leitor