Carta ao Leitor

Autores

  • CIGEPPAM

Resumo

Os estudos ambientais têm contribuído cada vez mais para o avanço do conhecimento técnico-científico diante de uma sociedade em constante transformação. Pensar o meio ambiente significa entender as esferas social, político, econômica e ecológica com o objetivo de elucidar direcionadores que tragam a harmonia entre essas esferas.
As transformações humanas sobre a superfície da Terra têm mudado de forma significativa sistemas naturais inteiros, seja através do desmatamento que abre caminho para agriculta intensiva, ou degradando os solos e trazendo consequente erosão impactando as bacias hidrográficas; perda da biodiversidade em razão de diversos impactos seja pela caça, sobrepesca, ou introdução de espécies exóticas; a poluição ambiental tem causado profundas alterações sobre os recursos naturais afetando negativamente a vida do próprio ser humano.
Estamos diante de uma era em que as materialidades humanas, frutos dessas transformações, desafiam os objetivos do desenvolvimento sustentável. Os sistemas urbanos também se apresentam como cenários de diferentes impactos sociais e econômicos expressos, por desigualdades, injustiças sociais, na ineficácia das políticas públicas que deveriam garantir o acesso democrático aos serviços, destacando-se a ausência de infraestrutura de saneamento básico, comprometendo assim, a saúde pública. Face às questões supracitadas, cabe a Ciência Geográfica contribuir para os estudos em planejamento ambiental que discutem questões ambientais.
Atualmente, a Ciência Geográfica conta com diversos enfoques teórico-metodológicos, dentre elas a Geoecologia da Paisagem, que tem como objetivo investigar problemáticas ambientais em diferentes escalas, considerando a interação de diferentes geossistemas, e com o propósito de desenhar modelos de planejamento e gestão ambiental.
Esforços conjuntos entre professores, pesquisadores e alunos nas esferas multi e interdisciplinar convergiram para a realização do I Congresso de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (CIGEPPAM). Tais ações são resultados de profissionais e alunos em divulgar pesquisas relacionadas à abordagem metodológica da Geoecologia das Paisagens, planejamento e gestão ambiental, contribuindo assim, para a estudos aplicados em Geografia. O evento ocorreu no mês de maio de 2024, com sede em Fortaleza e no formato on-line.
A edição nº 2/2024 da Revista Ciência Geográfica contempla trabalhos que foram submetidos ao I CIGEPPAM. As pesquisas versam sobre diagnósticos, análises ambientais e aspectos geoecológicos. Os trabalhos destacam a contribuição aos estudos em Geografia aplicada aprimorando cada vez a difusão da ciência para a sociedade e foi organizada pelos seguintes profissionais: Edson Vicente da Silva, Jurandir Rodrigues de Mendonça Júnior, Maria Rita Vidal e Camila Esmeraldo Bezerra.
A Comissão Cientifica do I CIGEPPAM foi composta pelos seguintes profissionais: Abraão Levi dos Santos Mascarenhas, Antonio Cezar Leal, Antônio Jeovah de Andrade Meireles, Arkley Marques Bandeira, Arturo Rúa de Cabo, Camila Esmeraldo Bezerra, Edson Vicente da Sila, Fábio de Oliveira Matos, Felipe Benjamín Carrera Villacrés, Jesica Wendy Beltrán Chasqui, Juliana Felipe Farias, Jurandir Rodrigues de Mendonça Júnior, Karla Maria Silva de Faria, Leonardo Silva Soares, Maria Rita Vidal, Mario Burgui Burgui, Raimundo Lenilde de Araujo, Raúl Sanches Vicens, Regina Célia de Oliveira, Rodrigo Guimarães de Carvalho, Vicentina Socorro da Anunciação e Wallason Farias de Souza.

Os Editores

Arquivos adicionais

Publicado

13-09-2024

Como Citar

CIGEPPAM. (2024). Carta ao Leitor. Revista Ciência Geográfica, 28(2). Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/3870