Abordagens de ensino de Geografia nas escolas brasileiras: uma breve revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4177Palavras-chave:
Abordagens de ensino. Abordagem tradicional. Abordagem crítica. Geografia escolar.Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a respeito abordagens de ensino de Geografia nas escolas brasileiras e sua trajetória no ensino da Geografia escolar. Para isto, foi desenvolvido um estudo bibliográfico sobre as abordagens tradicionais e as abordagens críticas adotadas no ensino de Geografia nas obras de importantes autores, tais como Vlach (1991), Vesentini (1992, 2008), Kozel (1996), Filizola (1996, 2009), Cavalcanti (1998), Callai (2000) Carlos (2002), Oliveira (2008), Straforini, (2008), Santos (2009), Kimura (2010), entre outros. No texto, são trazidas algumas questões para se refletir o ensino de Geografia nas escolas brasileiras, bem como sua construção e suporte teórico.