Abordagens de ensino de Geografia nas escolas brasileiras: uma breve revisão da literatura

Autores

  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha
  • Eliezer Andrade de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4177

Palavras-chave:

Abordagens de ensino. Abordagem tradicional. Abordagem crítica. Geografia escolar.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a respeito abordagens de ensino de Geografia nas escolas brasileiras e sua trajetória no ensino da Geografia escolar. Para isto, foi desenvolvido um estudo bibliográfico sobre as abordagens tradicionais e as abordagens críticas adotadas no ensino de Geografia nas obras de importantes autores, tais como Vlach (1991), Vesentini (1992, 2008), Kozel (1996), Filizola (1996, 2009), Cavalcanti (1998), Callai (2000) Carlos (2002), Oliveira (2008), Straforini, (2008), Santos (2009), Kimura (2010), entre outros. No texto, são trazidas algumas questões para se refletir o ensino de Geografia nas escolas brasileiras, bem como sua construção e suporte teórico.

Biografia do Autor

Genylton Odilon Rêgo da Rocha

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado). Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA.

Eliezer Andrade de Abreu

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Pará. Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica (NEB/PPEB-UFPA).

Downloads

Publicado

06-07-2025

Como Citar

Rêgo da Rocha, G. O., & Andrade de Abreu, E. (2025). Abordagens de ensino de Geografia nas escolas brasileiras: uma breve revisão da literatura. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4177