A Geografia em alerta: a percepção dos professores da Educação Básica sobre a reforma do ensino médio

Auteurs-es

  • Ingrid Moraes Lima
  • Ricardo Lopes Batista

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4201

Mots-clés :

Novo Ensino Médio. BNCC. Professores de Geografia. Aquidauana-MS.

Résumé

O Brasil tem experimentado nos últimos anos uma profunda reforma educacional, que tem causado um efeito cascata, com mudanças nos currículos de todos os estados da federação. Destaca-se a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em 2017, e a criação do Novo Ensino Médio suportado pela Lei 13.415, de 2017. Buscando compreender os impactos de tais políticas na ponta da cadeia escolar, o presente artigo traz como enfoque analítico a percepção dos professores de Geografia que trabalham na rede estadual de educação em Aquidauana – MS e que tiveram experiência de atuação no Novo Ensino Médio. Para tanto, destacam-se como procedimentos metodológicos a análise documental, o levantamento bibliográfico e a realização de entrevistas com roteiro semiestruturado. Por sua vez, a pesquisa identificou alguns impactos resultantes da reformulação curricular promovida pelo “Novo Ensino Médio” no ensino de Geografia, uma vez que reduziu o tempo destinado às aulas, além de retirar conteúdos historicamente trabalhados por docentes com formação geográfica.

Bibliographies de l'auteur-e

Ingrid Moraes Lima

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana.

Ricardo Lopes Batista

Doutor em Geografia, professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana.

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Publié-e

2025-07-06

Comment citer

Moraes Lima, I., & Lopes Batista, R. (2025). A Geografia em alerta: a percepção dos professores da Educação Básica sobre a reforma do ensino médio. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4201