Museu de geologia e pedologia da UEL: uma porta para o mundo dos solos

Autores/as

  • Ana Carolina da Silva
  • Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame
  • José Paulo Peccinini Pinese
  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4227

Palabras clave:

Educação em Solos. Pedologia. Popularização da Ciência do Solo.

Resumen

Este estudo destaca as iniciativas do Museu de Geologia e Pedologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na popularização da Ciência do Solo. Analisando atividades internas e externas, o museu, fundado em 1993 e parte do Departamento de Geologia e Geomática, possui um rico acervo de amostras geológicas e pedológicas. Adota métodos pedagógicos inclusivos e interativos, como experimentos, arte com aquarelas, contação de histórias e exposições táteis, atraindo diversos públicos. O estudo utiliza análises qualitativas e quantitativas para investigar o impacto dessas atividades na promoção do interesse pelo solo, apesar das dificuldades em quantificar a participação. O envolvimento de estudantes, professores e profissionais reflete o sucesso do museu em educar e engajar. A expansão de suas atividades por meio de parcerias e presença em eventos externos enfatiza seu papel essencial na educação científica e na conscientização sobre a importância do solo para a sustentabilidade ambiental.

Biografía del autor/a

Ana Carolina da Silva

Mestre em Geografia, Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame

Doutor em Agronomia, Departamento de Geologia e Geomática/Universidade Estadual de Londrina/UEL.

José Paulo Peccinini Pinese

Doutor em Geociências, Departamento de Geologia e Geomática/Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira

Doutora em Agronomia, Departamento de Geografia/Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus Cornélio Procópio/PR.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

da Silva, A. C., Siqueira Vendrame, P. R., Peccinini Pinese, J. P., & Retzlaf de Oliveira, J. G. (2025). Museu de geologia e pedologia da UEL: uma porta para o mundo dos solos. Revista Ciência Geográfica, 29(2). https://doi.org/10.18817/26755122.29.2.2025.4227