Sobre a Revista

Ciências Tecnológicas será lançada em 2024, como um projeto dos professores dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão com o intuito de divulgação científica das principais pesquisas desenvolvidas no Centro de Ciências Tecnológicas.
Será lançada como um periódico anual. Todas as publicações contarão com Identificador de Objeto Digital (DOI). O Periódico Ciências Tecnológicas será editada e publicada exclusivamente on-line.

FOCO E ESCOPO DA REVISTA
Este periódico terá como objetivo divulgar resultados de pesquisas atuais e inovadoras nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Arquitetura e Urbanismo. As edições aceitarão artigos de pesquisa e/ou revisão.

MISSÃO
Impulsionar o conhecimento das Ciências Tecnológicas no Maranhão, fomentando a divulgação e o compartilhamento de pesquisas inovadoras. Promover integração acadêmica entre docentes, discentes e pesquisadores, e oportunizar o acesso do público ao acervo de conhecimento gerado nos cursos de Engenharia e Arquitetura da UEMA e outras instituições.

OBJETIVOS
Este periódico terá como objetivo divulgar resultados de pesquisas atuais e inovadoras nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Arquitetura e Urbanismo. As edições aceitarão artigos de pesquisa e/ou revisão.

PÚBLICO-ALVO
Este periódico tem como público alvo trabalhos desenvolvidos por pesquisadores das áreas tecnológicas como: Engenharia Mecânica; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia da Computação e Arquitetura e Urbanismo.

POLÍTICAS DE SUBMISSÃO E TIPOS DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA
Ciências Tecnológicas aceitará artigos de pesquisa e revisão. Com o intuito de assegurar uma política editorial pautada por padrões éticos de publicação, que promovam a detecção de plágio, práticas inadequadas, fraudes, potenciais infrações éticas e ações corretivas, recomendaremos enfaticamente que os autores sigam as seguintes orientações antes de submeterem seus textos à Ciências Tecnológicas:
I) Explicitar claramente as fontes de dados utilizados, bem como a análise e interpretação de informações provenientes de outras publicações;
II) Fazer referência apropriada a qualquer conteúdo intelectual de terceiros;
III) Listar como autores somente aqueles que tiveram envolvimento ativo e significativo em todas as etapas da pesquisa e da redação do artigo;
IV) Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador que tenha contribuído integralmente para a pesquisa e a escrita do artigo;
V) Garantir que todos os autores atendam aos critérios de autoria estabelecidos para o artigo.
Após a submissão, o manuscrito passará por uma análise utilizando o software Plagius Professional. O Editor-Chefe, em conjunto com a equipe editorial de Ciências Tecnológicas, poderá tomar as seguintes medidas, caso considere necessário:
I) Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que assinam o texto;
II) Requerer esclarecimentos formais referentes a eventuais dúvidas, problemas ou pontos suspeitos identificados na avaliação de similaridade do manuscrito.
Com base nos resultados obtidos e nas explicações fornecidas, a decisão sobre os procedimentos a serem adotados em relação ao manuscrito será tomada pelo Editor-Chefe, em consulta com o Conselho Editorial.

POLÍTICAS E DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO
Os manuscritos submetidos à análise, em conformidade com as diretrizes editoriais, passarão por uma primeira avaliação realizada pelo Editor-Chefe, que avaliará a pertinência das contribuições em relação ao escopo temático da revista. Após a aprovação na pré-seleção, as contribuições serão encaminhadas aos revisores.
Cada artigo será submetido à avaliação de pelo menos dois revisores, que poderão ser membros do Conselho Consultivo da revista ou especialistas externos convidados. Na emissão do parecer, eles avaliarão a qualidade da pesquisa e/ou revisão, a clareza da redação e a conformidade com as normas editoriais da revista. Os revisores poderão recomendar a recusa, sugerir modificações ou aprovar a publicação do texto. Em caso de pareceres discordantes, a contribuição será obrigatoriamente enviada a um terceiro revisor. O tempo total de revisão é estipulado em 60 dias.

DIRETRIZES PARA AUTORES E NORMAS DE SUBMISSÃO
Os manuscritos deverão ser enviados nos seguintes padrões:
O texto, sem a identificação de autoria, deverá ter a formatação: editor Word, fonte Palatino Linotype, tamanho 12 e espaço entre linhas 1,5, alinhamento justificado.
O artigo poderá ser escrito em português ou inglês (preferencialmente), e deverá conter mínimo de seis (6) e máximo de quinze (15) laudas. Os textos deverão apresentar o seguinte padrão: Título em caixa alta em português ou inglês, em seguida título traduzido para o inglês em casa de submissão em português ou para português em caso de submissão em inglês; resumo (máximo de 150 palavras); palavras-chave (03); abstract e keywords.
O resumo e o abstract do artigo deverá vir em fonte Palatino Linotype, fonte 11.
O texto deverá ter passado por rigorosa revisão ortográfica e gramatical. Caso contrário, o Conselho Editorial poderá rejeitá-lo.
O texto deverá ser configurado em 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).
Os parágrafos deverão ter início em 1,25 cm.
As referências bibliográficas deverão vir no corpo do texto, seguindo o sistema autor-data. Exemplos: (PEREIRA, 2020).
Ao fim do texto deverá ser listadas as referências bibliográficas completas em ordem alfabética. Deverão ser listadas apenas as referências utilizadas no texto.
Os manuscritos devem ser submetidos conforme modelo do periódico Ciências Tecnológicas.

NORMAS PARA REVISÃO TÉCNICA, PAGINAÇÃO E LEITURA DE PROVAS
O processo de submissão e avaliação dos manuscritos será conduzido por meio do Open Journal Systems (OJS), que preservará o anonimato dos avaliadores e dos autores para garantir a revisão duplo cega. Os pareceres serão confidenciais, e os revisores devem declarar a ausência de conflitos de interesse em relação ao texto avaliado ao aceitar a solicitação de emissão de parecer.
Os pareceres serviram de base para a decisão editorial, cabendo ao Conselho Editorial o direito de aceitar ou rejeitar as submissões. Após a emissão dos pareceres, por meio de formulário específico na plataforma OJS, os autores serão informados da decisão editorial, que pode assumir uma das seguintes categorias:
a) Aceitação
b) Revisões obrigatórias
c) Reenvio para nova avaliação
d) Rejeição
No caso de solicitação de correções, os autores terão um prazo de 15 dias, a partir do recebimento da decisão editorial, para efetuar as alterações solicitadas. A nova versão do manuscrito deverá ser apresentada com o uso da funcionalidade "Controlar Alterações" do Word ou similar, e o autor deverá enviar uma Carta ao Editor, em um arquivo separado, explicando como as modificações foram incorporadas ou, em caso de não realização, justificando a decisão. Após o envio da versão revisada pelos autores, o editor responsável pela avaliação verificará as alterações solicitadas e decidirá se o artigo será aceito ou rejeitado. Após a aprovação do manuscrito, ele seguirá para a etapa de normalização, revisão e diagramação.