Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Guarimã - Revista de Antropologia e Política é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA), da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA que visa a publicação semestral de artigos inéditos, resenhas, ensaios, debates, dossiês temáticos e traduções sobre assuntos relacionados às Ciências Sociais. Pretendendo constituir-se em um espaço de debates e colaboração para pesquisadores de diversas universidades em diferentes países, objetivando a ampliação e divulgação científica no campo das Ciências Sociais no Brasil e exterior.

A revista publica textos originais e inéditos em português, espanhol, inglês, francês e línguas indígenas. Adota o processo de avaliação anônima por pares (Double-blind peer review) para trabalhos submetidos às seções: artigos inéditos, ensaios, debates, resenhas e traduções.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Para a publicação de artigos inéditos, ensaios, debates, resenhas e traduções, esta revista orienta seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizando-se, preferencialmente, as normas atuais. Os artigos inéditos poderão compor a seção de artigos livres, como também, os dossiês temáticos.

Os artigos passarão por dois processos de avaliação. O 1º consiste na avaliação preliminar da Equipe Editorial, que analisará o seguinte: a) adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, b) sua adequação ao escopo e c) aspectos como contribuição e ineditismo do texto. O 2º refere-se ao processo de avaliação Double-blind peer review, que envolve a avaliação às cegas por pares, realizadas por pareceristas ad hoc indicados pela Equipe Editorial, segundo a sua afinidade temática.

Tendo em vista o processo de avaliação Double-blind peer review, não devem conter nos artigos qualquer informação que identifique o/a (s) autor (es/as). Caso a Equipe Editorial verifique o descumprimento desta regra, poderá devolver o artigo para o/a (s) autor (es/as), para que corrijam e submetam novamente.

A identificação do/a (s) autor (es/as) deverá ser feita no momento do cadastro no plataforma http://ppg.revistas.uema.br/index.php/guarima. Neste momento, são preenchidos os campos de nome, instituição, escolher a seção, carregar arquivo em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Artigos inéditos

O texto deverá estar em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, ter no máximo 65.000 caracteres com espaço, no formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, nas fontes Times New Roman, tamanho da fonte 12, entrelinha 1,5, incluindo-se figuras, tabelas e referências.

Os artigos devem usar, quando necessário, notas de rodapé, ao invés de notas de fim. As notas de rodapé, não devem ser usadas para indicação de referências bibliográficas completas, estas devem estar nas Referências, no fim do artigo.

Serão aceitos artigos em português, inglês, francês, espanhol e línguas indígenas. Caso os artigos estejam em inglês, francês, espanhol e em línguas indígenas, devem acompanhar o título e o resumo em português. No caso de artigos escritos em línguas indígenas, deverá conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.

Os artigos em português devem conter: Título: Caixa alta e justificado, máximo de 50 palavras. Resumo: no máximo 250 palavras, síntese dos objetivos, metodologia, discussão e conclusões. Palavras-Chave: máximo 5, de acordo com o texto. Abstract: inglês/francês/espanhol ou línguas indígenas. Keywords: de acordo com o texto, no mesmo idioma do abstract. Figuras (fotos, mapas, gráficos etc.): serão diagramadas em escala de cinza, no tamanho máximo de 15x21cm.Devem ser inseridas como arquivos a parte, no formato tiff, png ou jpeg com resolução mínima de 300 dpi. Tabelas: devem estar citadas obrigatoriamente no texto seguindo a numeração sequencial de inserção. Devem ser enviadas em arquivo a parte no formato Excel, seguindo a numeração sequencial de inserção. Citações: deve-se utilizar obrigatoriamente a normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 10520:2002 (Informação e documentação - Citações em documentos – Apresentação) – Citações indiretas: as referências devem ser obrigatoriamente citadas no corpo do texto: sobrenome do autor e ano (em maiúsculas quando estiverem entre parênteses). Citações diretas: até três linhas, devem ser entre aspas, seguindo o formato do texto, com autor, ano e página no final, entre parênteses. As citações com amis de três linhas devem ser em parágrafo separado, recuo de 4 cm, entrelinha simples, corpo 10, com autor, ano e página no final, entre parênteses. Nota de rodapé: devem ser inseridas no caso de comentários e informações complementares ao texto, seguindo a numeração sequencial, corpo 10. Referências: os artigos devem adotar obrigatoriamente a normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023:2018 Versão Corrigida:2020 (Informação e documentação - Referências – Elaboração).

O (s) autor (es) deverão fazer o upload do arquivo em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF depois de cadastrados na página web da revista http://ppg.revistas.uema.br/index.php/guarima.

Estas normas se aplicam também a resenhas, ensaios, debates e traduções.