Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo submetido é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  • No caso de artigo fruto de pesquisa com seres humanos, a pesquisa foi submetida e devidamente aprovada por comitê de ética em pesquisa. (Marque o item para seguir, se a pesquisa não é com seres humanos)
  • O artigo submetido é produto de pesquisa, apresentando posicionamento crítico e conhecimento inovador.
  • O artigo é de autoria de, pelo menos, um(a) doutor(a) ou de um(a) mestre (a) na área de investigação.
  • A identificação de autoria deste artigo submetido foi removida do arquivo e da opção Propriedades do Documento, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O artigo submetido segue as normas da ABNT NBR 6023, principalmente no que se refere a citações, referências bibliográficas, identificação de tabelas e figuras ao longo do texto.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE SUBMISSÃO PARA ARTIGOS

  • Normas gerais
  1. Revista de Letras Juçara aceita originais, de caráter inédito, nas áreas de Linguística e Literatura que promovam, na perspectiva de enriquecimento das fronteiras das Ciências Humanas, reflexões dentro de sua área de escopo, e nas possibilidades interdisciplinares estabelecidas a partir do cruzamento com outros campos do saber.
  2. Podem submeter textos autores mestres, doutores e alunos de pós-graduação strictu sensu. Alunos de graduação podem submeter textos em coautoria desde que, ao menos, um dos autores tenha o título de mestre ou doutor.
  3. Todos os originais encaminhados à Revista de Letras Juçara, em consonância com as “Normas para apresentação de originais”, serão submetidos ao parecer do Conselho Editorial, que poderá:
  4. aceitar sem modificações;
  5. sugerir modificações de estrutura ou conteúdo;
  6. recusar, com justificativas.
  7. Os originais serão avaliados por dois pareceristas ad hoc. Após aprovação, os autores serão comunicados.
  8. Se houver divergência na avaliação, será solicitado um terceiro parecer. Após a análise, a revista reenviará os arquivos aos autores, juntamente com as sugestões e as instruções dos pareceristas para modificação, se for o caso.
  9. Os trabalhos que não se enquadram nas “Normas para apresentação dos originais” serão devolvidos aos autores.
  10. Com o objetivo de evitar a endogeniae garantir a diversidade dos autores publicados, exigimos que, após a publicação na revista, os autores aguardem, no mínimo, 1 ano até publicarem qualquer outro artigo no periódico.
  11. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores.
  12.  Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão informadas aos autores bem como os trabalhos que não forem aprovados pelos pareceristas para publicação.

 

  • Normas textuais e de edição

Os textos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola deverão ser redigidos conforme as normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6023 de junho de 2018. Poderão estar formatados em .doc ou .docx. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:

Margens superior e esquerda: 3 cm;

Margens inferior e direita: 2 cm;

Formato de papel: A4;

Recuo da primeira linha dos parágrafos: 1,25 cm;

Fonte para corpo do texto: Arial, tamanho 12, espaço entre linhas: 1,5 cm;

Fonte para citações diretas: Arial, tamanho 10, espaçamento simples.

Alinhamento: justificado;

Os artigos devem ter entre 10 e 20 páginas;

A apresentação dos artigos deverá obedecer a seguinte ordem:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

1 - Título em caixa alta, língua portuguesa,  centralizado em negrito, fonte Arial, tamanho 12;

2 - Título do artigo em inglês (e em Português, para artigos em outros idiomas), centralizado, caixa alta, sem negrito, fonte Arial, tamanho 12;

3 - Resumo do texto em língua portuguesa (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave (máximo cinco), separadas por ponto e vírgula, fonte Arial, corpo 10, na língua do texto;

4 - Resumo em inglês (Abstract) e palavras-chave (Keywords), separadas por ponto, fonte Arial, corpo 10 (e em Português, para artigos em outros idiomas);

Atenção: é expressamente importante que os textos em outra língua sejam revisados por profissionais habilitados.

Importante: As colaborações enviadas para análise NÃO deverão conter dados relativos à autoria do texto. Tais dados serão cadastrados no próprio formulário de submissão.

ELEMENTOS TEXTUAIS

- Constituído em partes, os subtítulos devem iniciar com maiúsculas, sem recuo, em negrito; Ex: Poesia e prosa: diferenças e similaridades

- Um espaço duplo entre as citações maiores de 3 linhas e o texto;

- As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica. O formato do arquivo de imagem deverá ser jpg. As imagens deverão ser identificadas, com título e legenda indicando a fonte logo abaixo da imagem (fonte Arial, corpo 10) e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.);

- As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações:

  1. a) sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta  (Ex: SILVA, 1992, p. 3-23), para citação direta; 
  2. b) sobrenome do autor em caixa alta e o ano da publicação entre parênteses, para citação indireta.

    - Se a citação direta tiver mais de 3 linhas, deve vir separada do parágrafo, com recuo à esquerda de 4 cm, fonte Arial 10 e espaçamento entrelinhas simples.

    - Notas de rodapé deverão estar ao final de cada página em fonte Arial, corpo 10.

    - Para ênfase ou destaque, deve-se usar o negrito, reservando-se o itálico para títulos de obras, palavras ou expressões em outros idiomas citadas no texto.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

  1. Referências – deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023), conforme alguns exemplos:
  2. a)    Livro com um autor:SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.
  3. b)    Livro com dois autores:SOBRENOME DO AUTOR, Nome & SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em itálico.Cidade da editora: editora, ano.
  4. c)     Livro a partir de 03 autores:SOBRENOME DO AUTOR, Nome et al. Título do livro em itálico.Cidade da editora: editora, ano.
  5. d)    Capítulo de Livro:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro:subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado. - caso o autor seja o mesmo do livro e do capítulo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: Nome da editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.
  6. e)    Artigos de periódicos:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo (sem destaque), Título do periódico(em itálico), volume e número do periódico, números das páginas, data de publicação.
  7. f)     Anais:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número de edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (Anais ou Resumos ou Proceedings, em itálico), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. p. (página inicial – final do artigo).
  8. g)    Internet:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Disponível em: <URL completa>. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.
  9. h)    Tese:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ‘área desenvolvida’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

 SOBRE AS RESENHAS:

- A apresentação das resenhas deve seguir os mesmos elementos quanto aos aspectos formais e elementos textuais e não é necessário resumo;

- A extensão máxima permitida é 3.000 (três mil) palavras, incluindo referências e anexos.

- A resenha não deve ter título nem autoria no arquivo, deixando apenas a referência completa da obra resenhada. Ressaltamos o prazo máximo de 5 anos para resenha de livro.

TEXTOS SUBMETIDOS À PUBLICAÇÃO QUE ESTEJAM SEM REVISÃO GRAMATICAL/ORTOGRÁFICA E/OU FORA DAS DIRETRIZES ACIMA SERÃO AUTOMATICAMENTE DESCONSIDERADOS.

- Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

 - Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. Os(as) autores(as) também declaram não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.

- A partir do V02 N01, é preciso esperar o intervalo mínimo de UM ANO da revista para poder publicar novamente, ou seja, o mesmo autor não pode publicar em números consecutivos. Cada trabalho pode ser escrito por até 3 autores. 

Artigos

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