CHAMADA V6 N1

2022-02-16

Dossiê “Literatura, História e Memória: diálogos e reflexões”

Organizadores: Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT/PPGL)
Prof. Doutoranda Mônica Assunção Mourão (UEMASUL)

Prazos para submissão: de 18/02 a 18/05.
Previsão de publicação: julho/2022

A presente proposta de dossiê possui como objetivo principal reunir artigos que dialoguem com diferentes perspectivas de estudos que envolvam a interface entre a literatura, a história e a memória. Justificamos a relevância dessa articulação teórica, especialmente, no tempo presente, na medida em que percebemos a humanidade passar por mais uma das tantas viradas históricas, provocada por pandemias, agravadas pelo caos na saúde pública, acrescidas de uma crise econômica e política, ou seja, compreendendo que vivenciamos novamente uma das dobras da história e das tantas curvas que o gênero humano precisou se adaptar para sobreviver.

Nesse sentido, a literatura não é indiferente a seu momento e sinaliza, sobretudo, o modo como escritores tentam responder às experiências do (s) acontecimento (s) da sua história. Assim, o dossiê visa as discussões em torno das produções da literatura incluídas sob a denominação de literatura do testemunho, memorialísticas, jornalísticas, biográficas e arquivos (tanto público quanto privado), privilegiando sobremaneira a importância das narrativas que abordem um diálogo consistente da história e da memória, justamente, como pano de fundo em que se debruçam o corpus das obras analisadas. Empreendendo essa conexão interdisciplinar, portanto, receberemos artigos que convirjam para esta temática e que possuam, como lume de discussão às narrativas literárias, a partir de acontecimentos, fatos, períodos históricos, conforme referido, bem como analisando pelo viés literário a história do tempo presente.

Com esta mirada exposta e tributária da proposição inicial visando a confluência desses aportes, pretendemos, de igual modo, abarcar discussões acerca dos limites epistemológicos e das teorias entrelaçadas entre a literatura, a história e a memória. Igualmente, almejamos analisar como a literatura de ficção se debruçou sobre eventos sócio-históricos e, também, serão muito bem-vindos artigos que destaquem estudos das conexões entre biografias e literatura. Nesse percurso, as proposições aspiradas, para esta revista, objetivam contemplar tanto os reflexos das convergências da literatura podendo abarcar diferentes lócus e espaços como o diálogo com a produção europeia quanto um olhar detido e bem aprofundado para a produção latino-americana decolonial. Finalizando, buscamos ainda alargar as fronteiras o que torna salutar o registro da importância do contexto literário através do recorte histórico brasileiro, procurando, dessa forma, construir o diálogo a respeito do tema e enfocando, mormente, as regionalidades na sua análise.

Palavras-Chaves: Literatura; História; Memória; Epistemologia; Ensino.

A Revista de Letras Juçara dispõe, ainda, de seção de tema livre, a qual comporta resenhas e textos diversos de teoria e crítica literárias.