Chamada V7, N1 - Revista de Letras Juçara

2023-01-18

Dossiê temático: 

LINGUAGEM, ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E MULTICULTURALISMO/INTERCULTURALISMO

Organizadores:

Prof. Dra. Fabíola de Jesus Soares Santana (UEMA)

Profa. Dra. Maria Medianeira de Souza (UFPE)

Prof. Dr. Wellington Vieira Mendes (UERN)

Prazos para submissão: de 18/01 a 18/03.

Previsão de publicação: julho/2023.

 

O presente dossiê temático da Revista de Letras Juçara objetiva reunir estudos e pesquisas que abordem a temática LINGUAGEM, ENSINO DE LÍNGUA E MULTICULTURALISMO/INTERCULTURALISMO de natureza teórica e/ou aplicada acerca da educação linguística no processo ensino/aprendizagem de língua materna ou de uma segunda língua, considerando a multiplicidade de culturas, línguas e linguagens, como resultado da sociedade contemporânea, imersa no contexto plural do mundo globalizado e suas diversas matizes sociais e culturais; a necessidade de mudança de paradigmas e de práticas metodológicas relativas ao ensino de línguas que sejam capazes de lidar com a heterogeneidade de identidades sociais e culturais nesse contexto; o papel das tecnologias, das mídias e da cultura digital no ensino de línguas; e a oferta de um ensino que contemple o desenvolvimento de multiletramentos com foco na “multiplicidade    cultural   e    na multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais as sociedades se informam e se comunicam”. (ROJO, 2012). Podem ser encaminhados também trabalhos com ênfase na descrição da diversidade linguística e sua relação com o contexto das mudanças sociais e culturais. A contribuição deste dossiê está na divulgação de estudos que possam refletir a necessária mudança de paradigmas no ensino de língua a partir das questões multi e interculturais.

A Revista de Letras Juçara dispõe, ainda, de seção de tema livre, a qual comporta resenhas e textos diversos de teoria e crítica literárias. Ademais, conta também com seção de produção artística, que recebe contos, poemas e crônicas.