Chamada V7 N2 - Revista de Letras Juçara

2023-07-05

Dossiê: ERA UMA VEZ... NO NOSSO TEMPO: TEMAS SOCIAIS NAS REALIZAÇÕES VERBAIS E VISUAIS DA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS

Organização do dossiê temático:

Márcia Tavares (UFCG), Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha (UEMA/ UFCG), Thiago Alves Valente (UENP).

Prazos para submissão: de 06/07 a 01/10.

Previsão de publicação: dezembro/2023.

Dossiê Temático:

Nas narrativas literárias contemporâneas destinadas à crianças e jovens são mobilizados múltiplos temas para compor as histórias, diante de diversas possibilidades de (re)criação. Os contos de fadas, por exemplo, trazem em seu inventário uma tessitura da tradição oral, de tempos imemoriais, perpassando por outros contextos socioculturais de produção. Na atualidade, muitas histórias ganham outras versões e adaptações legítimas às demandas de representação da condição humana ou estabelecem relações intertextuais com esses contos clássicos, sem perder de vista o valor estético, seja nas realizações verbais e visuais, seja nas interações com outras linguagens. O tema sugerido para este dossiê propõe reunir reflexões teóricas e críticas sobre obras literárias contemporâneas que enfoquem temas caros ao nosso tempo sócio-histórico, como identidade, raça, política, guerra, opressão, imigração, morte, violência, melancolia, ecologia, entre outros. A propósito, o dossiê pretende apresentar estudos que tratam das formas dos processos de produção, circulação e práticas de leitura. Sob a observância do jeito de ser e estar no mundo, essas histórias podem propiciar experiências literárias instigantes e reflexivas para crianças e jovens, que também estão rodeados por esses aspectos temáticos na vida social, conferindo-lhes autonomia através de ressignificações no horizonte de leitura, conforme tendências arroladas pelos críticos e estudiosos Colomer (2017), Gregorin Filho (2011), Hunt (2010), Khéde (1990), Lajolo e Zilberman (1984) e Souza (2001). Isso posto, convém debruçar-se sobre os gêneros conto de fadas, conto em geral, reconto e miniconto. Para tanto, aceitam-se estudos de obras infantis e juvenis, sob múltiplas perspectivas críticas do pensamento contemporâneo.

 Justificativa:

A investigação das produções das narrativas contemporâneas, em realizações verbais e visuais, disponibilizadas aos leitores criança e adolescente, faz-se necessária em razão das contínuas pesquisas importantes que se consolidam no campo do escopo em foco, nos estudos literários, delineando percursos concentrados e dinâmicos a respeito das questões sociais, edificadas no plano narrativo, para reflexão sobre os fatores de produção, circulação e recepção.