IMPERATRIZ NO FIM DO MUNDO: MEMÓRIAS DÚBIAS DE AMÉLIA DE LEUCHTEMBERG (1992), DE IVANIR CALADO – A MEDIAÇÃO ENTRE O TRADICIONALISMO E O DESCONTRUCIONISMO NUM ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO DE MEDIAÇÃO

Autores

  • Gislaine Gomes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1769

Resumo

As várias manifestações da escrita híbrida de história e ficção têm composto um leque de romances que evidenciam a constante evolução do gênero romance histórico. Mais recentemente, o gênero passou a apresentar romances com novas características, romances estes que, a partir dos estudos de Fleck (2017), puderam encontrar espaço próprio entre as classificações e passaram a ser classificados dentro da fase mediadora do romance histórico e da modalidade do romance histórico contemporâneo de mediação. Dentre os romances estudados pelas teorias do romance histórico, encontramos a obra de Calado (1992) Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg que se enquadra no que os estudos de Fleck (2007; 2017) apontam como características de um romance histórico da mais recente modalidade do gênero. Com base na trajetória dos romances híbridos de historia e ficção, e nas teorias de Hutcheon (1992), Menton (1993), Mata Induráin (1995), Fleck (2007; 2017), dentre outros, buscamos por meio deste artigo apontar reflexões que classifiquem o romance de Calado como mais um dos romances históricos contemporâneos de mediação.

Biografia do Autor

Gislaine Gomes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Professora de Língua Inglesa com licenciatura em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas, com especialização em Literatura e Ensino, e, Língua Inglesa, todos pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, e mestranda em Letras pela Unioeste - Cascavel.

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do oeste do Paraná

Possui Pós doutorado (2015) em Literatura Comparada e Tradução pela Universidade de Vigo, com Bolsa da CAPES, Doutorado (2008) em Letras pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Mestrado em Letras (2005) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Especialista em Língua Espanhola e respectivas literaturas (2000) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Xanxerê e em Ensino de Inglês como língua estrangeira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó. Possui graduação em Letras Habilitação Português/ Espanhol e Respectivas Literaturas (2001) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI/Frederico Westphalen e graduação em Letras Habilitação Português/ Inglês e Respectivas Literaturas (1996) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI/Frederico Westphalen. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas hispânicas e língua espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura hispânica, literatura comparada, literatura hispano-americana e espanhola e prática educacional. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização - UNIOESTE.

Referências

CALADO, I. Imperatriz no Fim do Mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg. Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed., 1992.

CARPENTIER, A. El reino de este mundo. Santiago, Chile: Orbe, 1972.

FLECK, G. F. O romance contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.

FLECK, G. F.A “Conquista do “entre-lugar”: a trajetória do romance histórico na América.” Gragoatá, Niterói, n. 23, p. 149-167, jul./dez. 2007.

FLECK, Gilmei Francisco. Ficção, História, Memória e suas Inter-relações. In Revista de Literatura, História e Memória. Cascavel: Unioeste, 2008, p. 139-150.

HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

MATA INDURÁIN, C. “Restrospectiva sobre la evolución de la novela histórica”. In: SPANG, Kurt et al. La novela histórica: teoría y comentarios. Barañáin: Universidad de Navarra, 1995. p. 13-63.

MENTON, S. La nueva novela histórica da la América Latina 1979-1992. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

SANTOS, A. M. dos. “A relativização da verdade em A imperatriz do fim do mundo”. Revista Eletrônica Vidya. Centro Universitário Franciscano de Santa Maria – RS, p. 119-127, jan./jun. 2000.

SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. p. 39-62.

SCHIMIDT, M. J. A segunda imperatriz do Brasil. São Paulo, 1927.

TORRES, L. L. Imperatriz Dona Amélia. São Paulo: Typ, Elvino Pocai, 1947.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

GOMES, G.; FLECK, G. F. IMPERATRIZ NO FIM DO MUNDO: MEMÓRIAS DÚBIAS DE AMÉLIA DE LEUCHTEMBERG (1992), DE IVANIR CALADO – A MEDIAÇÃO ENTRE O TRADICIONALISMO E O DESCONTRUCIONISMO NUM ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO DE MEDIAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 140–158, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1769. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1769. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE