REPRESENTAÇÕES METALINGUÍSTICAS PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA EM LÍNGUA APARENTADA

Autores

  • Christian Degache GRENOBLE-ALPES
  • Louise Dabène GRENOBLE-ALPES
  • Fernanda Felix Universidade Federal do Paraná
  • Thomas de Fornel Université de Bordeaux e Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v3i2.2044

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos da atividade metalinguística de sujeitos de língua francesa no processo de leitura de textos em uma língua românica desconhecida por eles, atividade essa apreendida a partir de seus próprios discursos sobre a construção de sentido. As sequências metalinguísticas assinaladas são classificadas em uma taxonomia organizada, por um lado, de acordo com sua espontaneidade mais ou menos aparente, e, por outro lado, com seu nível de conceptualização avaliada pelo grau de estruturação das afirmações emitidas ou questões submetidas. Os resultados obtidos são, então, avaliados sumariamente do ponto de vista quantitativo e discutidos levando em consideração os requisitos da elaboração paralela de um dispositivo de auxílio à compreensão para um público de estudantes não especialistas.

Biografia do Autor

Christian Degache, GRENOBLE-ALPES

Professor titular (Professeur des Universités) na Unidade de Formação e Pesquisa (UFR LLASIC, dep. Ciências da Linguagem e FLE) da Université Grenoble-Alpes

Louise Dabène, GRENOBLE-ALPES

Professor no Lycée de Sèvres (1958-1967). Assistente de espanhol na Universidade de Nanterre (1967-1969), assistente de mestre no Instituto de Linguística Aplicada e Didática da Linguagem da Universidade de Vincennes (1969-1973). Professor na Universidade Stendhal - Grenoble 3 (1973-1998)

Fernanda Felix, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos PPGLET - Universidade Federal do Paraná Coordenadora de Área - Associação Ler.com

Thomas de Fornel, Université de Bordeaux e Universidade Federal do Paraná

Formado na França em Letras, graduado no curso preparatório de Letras para as Grandes Écoles - Lycée Gay-Lussac de Limoges (2012) e em Letras Francês pela Université Charles de Gaulle Lille 3 (2013), mestrado em Letras Francês na área de Estudos Literários, pela Université Jean-Jaurès Toulouse 2 (2016) e em Ciências da Linguagem na área de Francês Língua Estrangeira pela Université d'Artois (2017). Foi Assistente de Língua Francesa na Inglaterra, no estabelecimento Christ the King Catholic High School and Sixth Form Center, Southport - com o programa do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (2014) e atuou como Professor-Leitor de Francês no Instituto Federal do Paraná (2017) e na Universidade Federal do Paraná (2018), em parceria com a Embaixada da França e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: literaturas em língua francesa; literatura comparada; ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; intercompreensão das línguas neolatinas; interculturalidade.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DEGACHE, C.; LOUISE DABÈNE; FELIX, F.; DE FORNEL, T. . REPRESENTAÇÕES METALINGUÍSTICAS PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA EM LÍNGUA APARENTADA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 258–268, 2019. DOI: 10.18817/rlj.v3i2.2044. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2044. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE