LETRAMENTO LITERÁRIO : UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i1.2058

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de letramento literário feita com professores da rede municipal de ensino, do primeiro ciclo do ensino fundamental no município de Porto Velho – RO. O letramento literário é um objeto do conhecimento apresentado pela Base Nacional Comum Curricular e percebemos a dificuldade dos professores em executar uma metodologia que desenvolva o estético e o reflexivo nas crianças. Para desenvolver a proposta, utilizamos os seguintes fundamentos: Rildo Cosson, Hans Jauss, Wolfang Iser, partindo do princípio de que a experiência estética é também uma experiência reflexiva e humanizadora e o professor deve ser o mediador no processo do contato leitor/obra. Utilizamos a metodologia da sequência básica, proposta por Rildo Cosson dividida em quatro momentos: motivação, apresentação, leitura e interpretação. A obra escolhida foi O voo do Golfinho do autor Ondjaki. As atividades práticas realizadas pelos professores evidenciaram o interesse de todos em ampliar suas práticas pedagógicas, a fim de promover, pela escolarização da literatura, o letramento literário de seus alunos.

Biografia do Autor

Larissa Gotti Pissinatti , Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Graduação em filosofia pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI (2001). Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2016). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Rondônia. Área de atuação em LIBRAS e Literatura Surda. Membro do grupo de pesquisa Letramento Literário: estudo de narrativas da/na Amazônia.

Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina, Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (1992); Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2008). Doutorado em Letras pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Área Literaturas em Língua Portuguesa - Linha de Pesquisa História, Cultura e Literatura (2016). Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Rondônia. Área de atuação em Literatura. Professora permanente do Programa de Mestrado em Estudos Literários/MEL/UNIR. Líder do Grupo de Pesquisa em Letramento Literário: estudo de narrativas da/na Amazônia.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

GOTTI PISSINATTI , L. .; CASTRO DE OLIVEIRA MOLINA, M. de F. . LETRAMENTO LITERÁRIO : UMA PROPOSTA DE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE . REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 281–294, 2020. DOI: 10.18817/rlj.v4i1.2058. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2058. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE