ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE ESTUDO DE PROJETOS DE PESQUISA DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i1.2218

Resumo

Nosso objetivo com esta pesquisa é analisar a seção Apresentação do problema de estudo de projetos de pesquisa de História, descrevendo os passos retóricos recorrentes usados pelos produtores do gênero. Nosso corpus é composto por quinze projetos de pesquisa submetidos e aprovados na seleção para o ingresso no curso de mestrado em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí, nos anos de 2014 e 2015. Baseamo-nos, principalmente, na abordagem sociorretórica de gêneros de Swales (1990), Miller (2009) e Bazerman (2015). A análise ocorreu da seguinte forma: inicialmente, fizemos a leitura dos projetos de pesquisa na íntegra, para que houvesse uma compreensão geral das ideias dos candidatos, posteriormente, partimos para a leitura mais detalhada da seção de “apresentação do problema de estudo” mesmo que esta estivesse denominada de formas diferentes, por fim, descrevemos os passos retóricos utilizados de forma mais recorrente pelos candidatos ao mestrado acadêmico em História. Os resultados das análises nos mostraram que os escritores costumam apresentar, na seção de apresentação, além do tema da pesquisa, os objetivos do estudo, suas indagações e relatos históricos. Esta pesquisa pretende contribuir com a comunidade acadêmica, pois poderá mostrar, aos futuros candidatos ao mestrado em História, quais os passos retóricos mais usados na composição do projeto de pesquisa, especificamente, na seção de “apresentação do problema de pesquisa”.

Biografia do Autor

Jancen Sérgio Lima de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Letras, área de concentração Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI). Graduado em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Foi bolsista de Iniciação Científica Voluntária (ICV/UFPI) e Residência Pedagógica (RP/UFPI). É membro do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso - Cataphora (UFPI). 

Francisco Alves Filho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor doutor associado da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Coordena o Núcleo de Pesquisa CATAPHORA, através do qual coordena uma pesquisa, com financiamento do CNPQ, sobre letramento acadêmico com foco na escrita de projetos de pesquisa. É membro do comitê de Assessoramento Técnico-Científico do PIBIC/UFPI e do comitê de Pós-Graduação (UFPI). Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI (mestrado e doutorado).

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

LIMA DE OLIVEIRA, J. S.; ALVES FILHO, F. ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE ESTUDO DE PROJETOS DE PESQUISA DE HISTÓRIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 370-389, 2020. DOI: 10.18817/rlj.v4i1.2218. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2218. Acesso em: 2 dez. 2020.