LEITURAS DO MARANHÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DE TEXTOS DE AUTORES MARANHENSES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TIMON (MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2386

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados efetivos advindos do Projeto de Extensão Leituras do Maranhão: uma proposta de ensino de Literatura a partir de textos de autores maranhenses em uma escola de Ensino Médio de Timon (MA). O desenvolvimento deste projeto abrange o período de 01 de setembro de 2016 a 31 de agosto de 2017 e ele objetiva ampliar, por meio da leitura e interpretação de textos poéticos de autores maranhenses, o poder de argumentação crítica oral e escrita de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual pertencente ao município de Timon – MA. A justificativa para a execução do projeto é que, por estar localizada entre dois estados brasileiros (Maranhão e Piauí), a cidade de Timon demonstra pouca identidade com a cultura maranhense. Como consequência desta localização geográfica, os alunos timonenses secundaristas revelam conhecer mais sobre a cultura do Piauí do que a do Maranhão. A metodologia de trabalho adotada volta-se para a prática de ensino de literatura visando a formação do pensamento crítico do aluno.

Biografia do Autor

Rhusily Reges Lira, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon

Mestranda em Letras área de concentração em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI; Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Literatura e Linguagem - LITERLI e do Núcleo de Estudos em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade - NENIN. Realiza estudos sobre Literatura Brasileira e Literatura e outras artes.

Natércia Moraes Garrido, UEMA/IFMA

Professora efetiva do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão e do Instituto Federal do Maranhão, ambas instituições localizadas em Caxias (MA); Doutoranda em Literatura e Crítica pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2021-01-10 — Atualizado em 2021-01-13

Versões

Como Citar

LIRA, R. R.; NATÉRCIA MORAES GARRIDO. LEITURAS DO MARANHÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DE TEXTOS DE AUTORES MARANHENSES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE TIMON (MA) . REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 90–100, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2386. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2386. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE