ANÁLISE DISCURSIVA DAS REPRESENTAÇÕES DA(S) MASCULINIDADE(S) EM EDITORAIS DA MEN’S HEALTH

Autores

  • Ederson Luís da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Lucas Rodrigues Lopes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2391

Resumo

O conceito de masculinidade pode ser uma peça fundamental para pensar acerca da regulação de corpos na contemporaneidade, uma vez que, na maioria das pesquisas que o operacionalizam, seu uso não é reificador nem essencialista. O presente texto parte da análise de recortes discursivos de dois editoriais da revista Men’s Health para buscar notar como as redes de discursivização estão associadas a modos de enunciar acerca da produção da masculinidade. Conclui-se que a masculinidade é da ordem da produção e que, ao reafirmar modos de existência da masculinidade, ocorre a subalternização de outras formas de (re) existência. Desse modo, se torna urgente pensar nas representações e práticas discursivas que refletem no modo como se dá a regulação de corpos na contemporaneidade. A teoria que embasou as análises foi a análise de discurso francesa de Michel Pêcheux.

Biografia do Autor

Ederson Luís da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, Membro pesquisador do Grupo Formação de Professores de Línguas e Literatura - FORPROLL/CNPq e do  Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq). Têm interesse e formação no campo de estudos literários, linguísticos e filosóficos sobretudo em torno de autores como Bakhtin, Blanchot, Butler, Foucault, Lacan e Pêcheux.

Lucas Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa - Linguagens, Culturas e Identidades, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2018). Atualmente, é professor do curso de Letras - Inglês na Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins/Cametá, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras - Inglês e pesquisador do Grupo de Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) (CNPq/UFPA). 

Downloads

Publicado

2021-01-10

Como Citar

SILVEIRA, E. L. da; LOPES, L. R. ANÁLISE DISCURSIVA DAS REPRESENTAÇÕES DA(S) MASCULINIDADE(S) EM EDITORAIS DA MEN’S HEALTH. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 101-114, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2391. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2391. Acesso em: 17 abr. 2021.