RELEITURA DE PINTURAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2395

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise semiótica de duas releituras de pinturas renomadas (“Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci e “O Grito”, de Edvard Munch), produzidas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do colégio Marista da cidade de São Paulo, tendo como temática principal a adaptação da produção artística ao contexto da pandemia mundial por covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus. A análise teve como aporte teórico e metodológico a tríade de categorias propostas por Charles Sanders Peirce: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade. Tais categorias peirceanas nos proporcionam uma melhor análise dos níveis de interpretação e atribuição de sentido pelos quais a mente humana atravessa ao ler as imagens. Em vista disso, para realização de nossas análises, nos apoiamos nas elaborações de Peirce (2005 apud Melo e Melo, 2013), Nicolau, M.; Abath; Laranjeira; Moscoso; Marinho V. Nicolau (2010), Santaella (2005), Borges Gomes; Barbosa; Lima e Pereira Gomes (2019), entre outros teóricos. Assim, propomos, através de uma análise interpretativa, adentrar as camadas de interpretação e explorar os sentidos que podem ser atribuídos às imagens produzidas pelos alunos.

Biografia do Autor

Amanda Gabriella Lima Leal, UFPI

Mestranda em Letras - Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Letras pela UFPI. Participou do Programa de Residência Pedagógica, no período de 2018/2019. Professora de Educação Básica na rede privada de Teresina. Atualmente é integrante do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso (Núcleo Cataphora), desenvolvido na UFPI. 

Ana Jackelline Pinheiro Porto, UFPI

Mestranda em Letras – Universidade Federal do Piauí (UFPI) Graduada em Letras pela UFPI. Participou do Programa de Residência Pedagógica, no período de 2018/2019. Participou do Programa Institucional de Iniciação Científica (IC). Atualmente, é integrante do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso (Núcleo Cataphora), desenvolvido na UFPI.

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Publicado

2021-01-10 — Atualizado em 2021-01-13

Versões

Como Citar

LIMA LEAL, A. G.; ANA JACKELLINE PINHEIRO PORTO. RELEITURA DE PINTURAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 23–34, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2395. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2395. Acesso em: 16 abr. 2024.