RELEITURA DE PINTURAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2395Resumo
Este artigo tem por objetivo realizar uma análise semiótica de duas releituras de pinturas renomadas (“Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci e “O Grito”, de Edvard Munch), produzidas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do colégio Marista da cidade de São Paulo, tendo como temática principal a adaptação da produção artística ao contexto da pandemia mundial por covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus. A análise teve como aporte teórico e metodológico a tríade de categorias propostas por Charles Sanders Peirce: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade. Tais categorias peirceanas nos proporcionam uma melhor análise dos níveis de interpretação e atribuição de sentido pelos quais a mente humana atravessa ao ler as imagens. Em vista disso, para realização de nossas análises, nos apoiamos nas elaborações de Peirce (2005 apud Melo e Melo, 2013), Nicolau, M.; Abath; Laranjeira; Moscoso; Marinho V. Nicolau (2010), Santaella (2005), Borges Gomes; Barbosa; Lima e Pereira Gomes (2019), entre outros teóricos. Assim, propomos, através de uma análise interpretativa, adentrar as camadas de interpretação e explorar os sentidos que podem ser atribuídos às imagens produzidas pelos alunos.
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- 2021-01-13 (2)
- 2021-01-10 (1)
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Copyright (c) 2021 Amanda Gabriella Lima Leal, Ana Jackelline Pinheiro Porto
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