Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-01-10. Leia a versão mais recente.

RELEITURA DE PINTURAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2395

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise semiótica de duas releituras de pinturas renomadas (“Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci e “O Grito”, de Edvard Munch), produzidas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do colégio Marista da cidade de São Paulo, tendo como temática principal a adaptação da produção artística ao contexto da pandemia mundial por covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus. A análise teve como aporte teórico e metodológico a tríade de categorias propostas por Charles Sanders Peirce: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade. Tais categorias peirceanas nos proporcionam uma melhor análise dos níveis de interpretação e atribuição de sentido pelos quais a mente humana atravessa ao ler as imagens. Em vista disso, para realização de nossas análises, nos apoiamos nas elaborações de Peirce (2005 apud Melo e Melo, 2013), Nicolau, M.; Abath; Laranjeira; Moscoso; Marinho V. Nicolau (2010), Santaella (2005), Borges Gomes; Barbosa; Lima e Pereira Gomes (2019), entre outros teóricos. Assim, propomos, através de uma análise interpretativa, adentrar as camadas de interpretação e explorar os sentidos que podem ser atribuídos às imagens produzidas pelos alunos.

Biografia do Autor

Amanda Gabriella Lima Leal, UFPI

Mestranda em Linguística na UFPI, professora de Leitura e Produção de Texto na Educação Básica, membro do Núcleo Cataphora - Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso. 

Ana Jackelline Pinheiro Porto, UFPI

Mestranda em Letras (Linguística) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI). Graduada em Letras- Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Participou do Programa Institucional de Iniciação Científica (IC) no projeto "Propósitos comunicativos e movimentos retóricos em projetos de pesquisa na área de Letras", sob orientação do Prof. Dr. Francisco Alves Filho. É membro do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso (CATAPHORA), na UFPI.

Downloads

Publicado

2021-01-10

Versões

Como Citar

LIMA LEAL, A. G.; ANA JACKELLINE PINHEIRO PORTO. RELEITURA DE PINTURAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 23–34, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2395. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2395. Acesso em: 19 nov. 2024.