QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA SEMÂNTICA E DA PRAGMÁTICA PARA A AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA O MATERIAL DIDÁTICO SOB INVESTIGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v4i02.2404

Resumo

De caráter interdisciplinar, este trabalho tem como objetivo evidenciar a presença e importância de aspectos semânticos e pragmáticos em atividades de língua espanhola, cujo foco é a aquisição da competência comunicativa (CC), um dos conceitos-chave em Linguística Aplicada (LA). Ao apontar o lugar ocupado pela Semântica e Pragmática na formação de aprendizes competentes em língua estrangeira (LE), defendemos que a Semântica e a Pragmática, sendo uma interface da outra, dialogam com o conceito de competência comunicativa, uma vez que saber o significado da palavra rato em espanhol é tão importante quanto saber emprega-la, como e quando. Quanto à metodologia, a abordagem é qualitativa e o método bibliográfico (PAIVA, 2019). Para alcançar o objetivo proposto, contamos com as contribuições de Almeida Filho e Franco (2009), Cançado (2008), Widdowson (2005), Araújo (2007), dentre outros.

Biografia do Autor

Thays Costa Lisboa de Sá, UFMA

Mestranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com intercâmbio na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto de Ensino Superior São Franciscano (IESF) e em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Professora de Língua Portuguesa da rede pública municipal de São Luís, de Língua Espanhola da rede pública estadual e preceptora do Programa Residência Pedagógica da CAPES, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Ana Lúcia Rocha Silva, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Professora Doutora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão. 

Downloads

Publicado

2021-01-10

Como Citar

THAYS COSTA LISBOA DE SÁ; ROCHA SILVA, A. L. QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA SEMÂNTICA E DA PRAGMÁTICA PARA A AQUISIÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA O MATERIAL DIDÁTICO SOB INVESTIGAÇÃO . REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 169-186, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v4i02.2404. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2404. Acesso em: 17 abr. 2021.