O SUJEITO NAS RELAÇÕES DE PODER E REDES DE MEMÓRIA: TESTEMUNHOS DE UMA “INFÂNCIA SUBVERSIVA”

Autores

  • Francisco Vieira da Silva UFERSA
  • Camila Praxedes de Brito Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2458

Resumo

Por mais de trinta anos, parte da história do Brasil ficou esquecida nos porões dos antigos DOI-CODIs e nas delegacias especializadas em “crimes políticos” durante o período da Ditadura Militar Brasileira. Pensando nesses apagamentos da memória do Brasil, este estudo tem como objetivo analisar o sujeito como construto do social, por meio das memórias de sujeitos que, na infância, foram vítimas da Ditadura. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de tradição francesa, aportando-se nos ditos de Michel Foucault e de outros autores que com este corroboram. A análise permitiu uma cartografia das experiências desses sujeitos com a Ditadura Militar e a descrição e interpretação dessas experiências, para a construção ético-política desses sujeitos, como também permite verificar de que forma o dever de memória constituiu-se em um espaço para que a verdade sobre esse período revelasse a verdade das experiências vividas como radiografia da experiência histórica sobre o Estado de exceção.

Palavras-chave: Discurso. Sujeito. Testemunho. Relações de poder. Infância.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, UFERSA

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). rofessor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Camila Praxedes de Brito , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências da Linguagem pela UERN. Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, F.; PRAXEDES DE BRITO , C. O SUJEITO NAS RELAÇÕES DE PODER E REDES DE MEMÓRIA: TESTEMUNHOS DE UMA “INFÂNCIA SUBVERSIVA”. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 8–26, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2458. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2458. Acesso em: 20 dez. 2024.