ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DOS ABSTRACTS DE GRADUANDOS EM FÍSICA E LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA EM EVENTO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2517Resumo
Tendo em vista a relevância dos abstracts entre os gêneros acadêmicos de maior circulação na comunidade científica, o presente trabalho[1] busca analisar, identificar e descrever a organização retórica dos abstracts de graduandos em Física e Letras-Língua Portuguesa. Para a realização das análises tomamos como base os pressupostos teóricos de Swales (1990;2004) em diálogo com Motta-Roth e Hendges (1996;2010). O corpus desta pesquisa é formado por 30 resumos científicos aprovados nos anais da VI Semana Universitária da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, a SEMUNI, no ano de 2019. O processo de seleção ocorreu pela busca das palavras Letras e Física no website do evento. Neste sentido, foi realizado uma análise textual propondo verificar os movimentos recorrentes mais utilizados nos cursos. Os resultados demonstram que dentre todos os movimentos, houve uma recorrência alta em descrever a metodologia do trabalho manifestando-se predominantemente em ambas as áreas.
Palavras-Chave: Análise Textual. Organização Retórica. Resumo. Língua Portuguesa. Física
[1] Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairine Adeline Ribeiro Rodrigues, Ana Paula Rabelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.