COMO DOUTORANDOS EM LINGUÍSTICA CONSTROEM A SEÇÃO “IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA”
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2526Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a seção “Identificação do Problema de Pesquisa” dos projetos de pesquisa de doutorandos em Linguística, descrevendo os passos retóricos recorrentes usados pelos produtores do gênero. Nosso corpus é composto por doze projetos de pesquisa submetidos e aprovados na seleção de doutorado (para ingresso em 2019) do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O estudo em questão tem como base a abordagem sociorretórica de gêneros de Swales (1990), Miller (2012) e Bazerman (2005). Para a análise do corpus, primeiramente realizamos a leitura integral dos projetos de pesquisa a fim de que pudéssemos compreender do que tratava cada projeto. Em seguida, nos dedicamos particularmente à leitura da seção de “Identificação do problema de pesquisa” para, a partir disso, identificarmos os passos retóricos, sempre observando as pistas linguísticas que levaram à sua concretização. A partir da análise, evidenciamos a recorrência de quinze passos retóricos. A seção analisada se mostrou bastante heterogênea, servindo como uma “porta de entrada”, apresentando estratégias de aspectos teóricos, metodológicos e empíricos. Assim, os pesquisadores parecem se apropriar de conhecimentos teóricos disponíveis e articulá-los com suas experiências a fim de apresentar uma problemática.
Palavras-chave: Projeto de pesquisa. Gêneros acadêmicos. Análise de gêneros.
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