COMO DOUTORANDOS EM LINGUÍSTICA CONSTROEM A SEÇÃO “IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2526

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a seção “Identificação do Problema de Pesquisa” dos projetos de pesquisa de doutorandos em Linguística, descrevendo os passos retóricos recorrentes usados pelos produtores do gênero. Nosso corpus é composto por doze projetos de pesquisa submetidos e aprovados na seleção de doutorado (para ingresso em 2019) do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O estudo em questão tem como base a abordagem sociorretórica de gêneros de Swales (1990), Miller (2012) e Bazerman (2005). Para a análise do corpus, primeiramente realizamos a leitura integral dos projetos de pesquisa a fim de que pudéssemos compreender do que tratava cada projeto. Em seguida, nos dedicamos particularmente à leitura da seção de “Identificação do problema de pesquisa” para, a partir disso, identificarmos os passos retóricos, sempre observando as pistas linguísticas que levaram à sua concretização. A partir da análise, evidenciamos a recorrência de quinze passos retóricos. A seção analisada se mostrou bastante heterogênea, servindo como uma “porta de entrada”, apresentando estratégias de aspectos teóricos, metodológicos e empíricos. Assim, os pesquisadores parecem se apropriar de conhecimentos teóricos disponíveis e articulá-los com suas experiências a fim de apresentar uma problemática.

Palavras-chave: Projeto de pesquisa. Gêneros acadêmicos. Análise de gêneros. 

Biografía del autor/a

Tâmara Ramalho da Silva, UFPI

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de estudos em texto, gênero e discurso (CATAPHORA), na UFPI. Foi pesquisadora bolsista pelo CNPQ e  atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Tristan, Universidade Federal do Piauí

Graduando em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de estudos em texto, gênero e discurso (CATAPHORA), na UFPI. Fui pesquisador bolsista pelo CNPQ e  atuei no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Francisco Alves Filho, Universidade Federal do Piauí/ professor

 Professor doutor associado da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Coordena o Núcleo de Pesquisa CATAPHORA, através do qual coordena uma pesquisa, com financiamento do CNPQ, sobre letramento acadêmico com foco na escrita de projetos de pesquisa. É membro do comitê de Assessoramento Técnico-Científico do PIBIC/UFPI e do comitê de Pós-Graduação (UFPI). 

Publicado

2021-07-30

Cómo citar

RAMALHO DA SILVA, T.; TRISTAN; ALVES FILHO, F. COMO DOUTORANDOS EM LINGUÍSTICA CONSTROEM A SEÇÃO “IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA”. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 310–329, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2526. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2526. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - TEMÁTICA LIVRE