O RETRATO DE PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA: POR UMA LEITURA DECOLONIAL DO CINEMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i2.2680

Resumo

O cinema representa uma técnica, indústria, arte, mas também um discurso, e como tal, dissemina valores culturais e ideológicos daqueles que o produzem (DALTON, 2010; CANN, 2015). O discurso como prática social (FAIRCLOUGH, 2001), e a Pedagogia Crítica são o pano de fundo para a discussão sobre a docência do professor branco em escolas periféricas nos filmes Dangerous Mind (1995) e Freedom Writers (2007). O objetivo deste estudo é discutir, a partir do retrato de professoras protagonistas de Língua Inglesa no cinema, o ideário colonialista de educação. Os resultados evidenciam a não neutralidade do discurso cinematográfico no sentido de perpetuar estereótipos de professores brancos salvadores, que no auge de sua compaixão conduzem os estudantes negros e latinos da periferia no caminho do conhecimento e da redenção.

Biografia do Autor

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Federal de Jataí

Licenciada em Letras Português e Inglês (2004), Mestre em Educação (2009), Mestre em Letras (2012), Doutora em Letras (2015). Tem experiência docente na educação básica com as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e, no ensino superior nos cursos de Pedagogia e Letras. Tem desenvolvido pesquisas básicas e empíricas na área de Educação e Linguística Aplicada com foco na formação de professores. O principal tema das pesquisas e projetos é a formação do professor a partir das contribuições da Teoria dos Multiletramentos. Líder do Grupo de Estudos Laboratório dos Multiletramentos, Cibercultura e Educação - LAMCE. Tem publicado sobre tecnologias digitais e multiletramentos na educação, discursos sobre a profissão professor, identidades docentes, imaginários da docência no discurso cinematográfico, a escrita acadêmica na formação inicial de professores. 

Rinaldo Vitor da Costa, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em Linguística Aplicada. Professor de línguas adicionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, PR.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

BALADELI, A. P. D.; COSTA, R. V. da. O RETRATO DE PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA: POR UMA LEITURA DECOLONIAL DO CINEMA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 45-61, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i2.2680. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2680. Acesso em: 6 jul. 2022.