O RETRATO DE PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA: POR UMA LEITURA DECOLONIAL DO CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i2.2680Resumo
O cinema representa uma técnica, indústria, arte, mas também um discurso, e como tal, dissemina valores culturais e ideológicos daqueles que o produzem (DALTON, 2010; CANN, 2015). O discurso como prática social (FAIRCLOUGH, 2001), e a Pedagogia Crítica são o pano de fundo para a discussão sobre a docência do professor branco em escolas periféricas nos filmes Dangerous Mind (1995) e Freedom Writers (2007). O objetivo deste estudo é discutir, a partir do retrato de professoras protagonistas de Língua Inglesa no cinema, o ideário colonialista de educação. Os resultados evidenciam a não neutralidade do discurso cinematográfico no sentido de perpetuar estereótipos de professores brancos salvadores, que no auge de sua compaixão conduzem os estudantes negros e latinos da periferia no caminho do conhecimento e da redenção.
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Copyright (c) 2021 Ana Paula Domingos Baladeli, Rinaldo Vitor da Costa
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