O CRUZAMENTO ENTRE O FICCIONAL E A HISTORIOGRAFIA EM NAMBUANGONGO, DE JOÃO BERNARDO DE MIRANDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2735

Resumo

O presente artigo intitula-se O Cruzamento entre o Ficcional e a Historiografia em Nambuangongo, de João Bernardo de Miranda e limitar-se-á no estudo da literatura e experiência histórica na narrativa de ficção angolana, através do percurso histórico das personagens da obra Nambuangongo, de João Bernardo de Miranda. Portanto, a investigação desenvolver-se-á mediante a análise bibliográfica e registo dos traços que caracterizam as relações entre os fatos históricos e o seu impacto nos destinos do país – Angola - na concepção da narrativa em estudo através das perspetivas sociais e políticas. No artigo, nossas metas são demonstrar como a tessitura literária ficciona a História de Angola, mais concretamente as guerras de luta anti-colonial e o impacto do 27 de Maio nos destinos do país, distinguir as temáticas em destaque na narrativa em estudo e os objetivos da criação literária durante a primeira década posterior à independência de Angola, com maior incidência para a de João Bernardo de Miranda. O estudo conduziu-nos à demonstração de que, na narrativa em estudo, ocorre o cruzamento entre o ficcional e a Historiografia, ou seja, ficcionalizam-se acontecimentos da História real de Angola, desde o início da década de 60 até 1978. Analisamos como a recriação do sociopolítico e histórico angolano em Nambuangongo marca uma versão histórica há muito contada e repudia as decisões políticas que ditaram os destinos de Angola no pós-independência.

Biografia do Autor

José Bembo Manuel, Escola Superior Pedagógica do Bengo

É Docente do Departamento de Ensino, Investigação e Extensão em Letras Modernas, da Escola Superior Pedagógica do Bengo; É mestrando em Literaturas em Língua Portuguesa pela Faculdade de
Humanidades da Universidade Agostinho Neto; Graduado em Ensino da Língua Portuguesa pela Escola Superior Pedagógica do Bengo; Revisor Linguístico da ESP-Bengo Editora e da Revista Angolana de Extensão Universitária (ISSN 2707-5400); Colunista do Jornal Cultural ROL.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

BEMBO MANUEL, J. O CRUZAMENTO ENTRE O FICCIONAL E A HISTORIOGRAFIA EM NAMBUANGONGO, DE JOÃO BERNARDO DE MIRANDA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 44-53, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2735. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2735. Acesso em: 20 ago. 2022.