ENTRE VERSOS E MEMÓRIAS: A CIDADE EM OS TELHADOS, DE JOSÉ CHAGAS, E LITANIA DA VELHA, DE ARLETE NOGUEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2737

Resumo

A cidade figura como cenário, tanto nas construções poéticas quanto nas ficcionais, desde o advento da modernidade até à literatura contemporânea. Dentre os diversos tratamentos dados à cidade na literatura, sobreleva-se a memória. Nesse sentido, o principal objetivo deste artigo é propor um diálogo entre as obras Os telhados (1999), de José Chagas, e Litania da velha (1995), de Arlete Nogueira, a fim de investigar a intrínseca relação entre cidade e memória, tal como foram representadas nesses textos poéticos. Para tanto, utilizaremos como contribuição teórica os estudos de Ferreira (2004); Furtado (2002); Lefebvre (2001); Pesavento (2007); Santos (2011), entre outros.

Biografia do Autor

Gabriela Lages Veloso, Universidade Estadual do Maranhão

Gabriela Lages Veloso: Mestranda em Letras, na linha de Estudos Teóricos e Críticos em Literatura, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa TECER – Estudos de Tradução, Discurso e Ensino (UEMA) e VERSA – Tradução Literária: História, crítica e experiências (CNPq). Membro do GELMA – Grupo de Estudos em Literatura Maranhense (UFMA). Atualmente, é colunista da Revista Sucuru (PB) e editora da Sociedade Carolina (DF).

Jeanne Ferreira de Sousa da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Letras pela Faculdade Santa Fé (2004), especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestre pela Universidade Estadual do Piauí, e doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidade, em Lisboa – Portugal. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Maranhão e da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, bem como é coordenadora do Grupo de Pesquisa: TECER – Estudos de Tradução, Discurso e Ensino (UEMA).

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

LAGES VELOSO, G.; FERREIRA DE SOUSA DA SILVA, J. ENTRE VERSOS E MEMÓRIAS: A CIDADE EM OS TELHADOS, DE JOSÉ CHAGAS, E LITANIA DA VELHA, DE ARLETE NOGUEIRA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 54-68, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2737. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2737. Acesso em: 16 ago. 2022.