POEMA SUJO: A COMPREENSÃO DUALISTA DA REALIDADE E DA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2743

Resumo

As relações entre a vida e a arte se estreitam à medida que desencadeiam reflexões acerca do meio em que se vive desde o contato primário com o objeto apreciado. O presente artigo tem como objetivo ressaltar a fortuna crítica atribuída ao Poema Sujo, de Ferreira Gullar, bem como apontar a relação entre a obra e o contexto sociocultural e artístico em que foi escrita. Outrossim, será refletido acerca da influência e da herança neoconcreta nos desdobramentos da estética literária defendida por Gullar como poeta e crítico. A composição deste trabalho contribui para pontuar a trajetória do autor como fundamental para o campo dos estudos da arte e da poesia, assim como para explicitar a correlação existente entre a investigação da literatura e da sociedade. Os resultados conferidos ao artigo creditam o entendimento de que o Poema Sujo auxilia na compreensão e ressignificação do cenário histórico e criativo vividos no século XX.

Biografia do Autor

Yasmim Oliveira dos Santos, UNIFESP

Graduanda em Letras/Português-Inglês na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve pesquisas como bolsista no programa de Monitoria e Estudos em Literatura Brasileira, sendo suas atividades de pesquisa científica voltadas às Artes Visuais aliadas à Literatura, Literatura Comparada, com ênfase nos movimentos modernos e contemporâneos, e na importância da Literatura no contexto de Ensino Básico. Atualmente, é autora de dois capítulos em obras que versam acerca da Educação, da
Literatura e do ensino.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, . Y. . POEMA SUJO: A COMPREENSÃO DUALISTA DA REALIDADE E DA ARTE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 99–112, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2743. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2743. Acesso em: 28 mar. 2024.