O ARROZ DE PALMA: UMA RECEITA DE FAMÍLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2747

Resumo

O arroz de Palma, de Francisco Azevedo, narra a história de uma família de imigrantes portugueses no Brasil, que são parte de um grande grupo que se desloca pelo mundo, e cheia de calor humano. Trata-se de uma narrativa correntia organizada por um narrador personagem octogenário. O presente texto busca considerações de Walter Benjamim sobre o narrador e este como sujeito que se configura no conceito do “entre-lugares”, situado nos variados conceitos de exílio, a partir das reflexões trazidas por Stuart Hall, Homi Bhabha e Edward Said, bem como os demais teóricos que contribuirão para o desenvolvimento da análise proposta.

Biografia do Autor

Rosa Cristina Hood Gautério, UFSC

Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG . Tem experiência na área de Letras com ênfase em Teoria Literária. Possui Mestrado em Letras, integrando a linha de pesquisa: Literatura, história e memória literária, pela mesma universidade. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, com bolsa REUNI entre 2012 e 2013 e CAPES_DS entre 2014 e 2015, aliada a Linha de Pesquisa: Crítica Feminista e Estudo de gênero, como estágio no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), apoiada pela CAPES, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa- FLUL, vinculada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias- CLEPUL, como investigadora no grupo 6 de estudos: Brasil ? Portugal: Cultura, Literatura e Memória. Atualmente é colaboradora nos projetos: Portugueses de papel na Cátedra Infante Dom Henrique, do CLEPUL, da Universidade de Lisboa e do Ciclo de Pesquisas Literárias ? CIPEL, de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

HOOD GAUTÉRIO, R. C. O ARROZ DE PALMA: UMA RECEITA DE FAMÍLIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 113-125, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2747. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2747. Acesso em: 20 ago. 2022.