OS ESTRANGEIROS (2012), DE MARCONI LEAL: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO CONSCIENTE - ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2814Resumo
Resumo: A formação do leitor literário é um assunto muito debatido ao longo dos últimos anos pelas academias e instituições de ensino. Diante disso, buscamos, neste texto, apresentar uma possibilidade de leitura a partir de uma narrativa híbrida de história e ficção infantil/juvenil, a qual concebemos como crítica/mediadora, visto que o texto literário, que aqui apresentamos, objetiva aproximar a história hegemônica oficial da ficção e promover uma reflexão sobre o passado – neste caso, a inserção dos jesuítas e o processo de catequização dos povos indígenas no período da colonização do Brasil. Para isso, ancoramo-nos, como base teórica, no percurso da literatura infantil/juvenil brasileira apresentado por Coelho (2010), bem como na teoria sobre o romance histórico contemporâneo de mediação, proposta por Fleck (2017), entre outros pressupostos teóricos. Ainda, como proposta de leitura e análise, optamos pela abordagem à obra Os estrangeiros (2012), de Marconi Leal, a qual, compreendemos, ser uma narrativa crítica/mediadora capaz de ressignificar o passado. Como resultado desta reflexão, constamos que a literatura híbrida de história e ficção infantil e juvenil é uma possibilidade viável para a formação de leitores conscientes, pois, ao comparar textos ficcionais aos históricos, o leitor é capaz de estabelecer relações entre esses discursos e refletir sobre a intenção escritural de cada um deles, promovendo, assim, um olhar mais consciente sobre o passado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Sacomori Candido Pedro, Gilmei Francisco Fleck, Vilson Pruzak dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.