EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DO ACRE: A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES A PARTIR DOS TEMAS TRANSVERSAIS DO RCNEI
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.2972Resumo
Com 16 povos indígenas, incluindo aqui os de recente contato, o Estado do Acre apresenta uma inegável variedade étnica e linguística. Considerando isso, há de se notar os desafios que devem ser empreendidos para assegurar a esses povos uma educação escolar diferenciada, que reconheça e, sobretudo, respeite as especificidades linguísticas, identitárias e culturais de cada povo (ACRE, 2018a, 2018b; BRASIL, 2005 [1998], 1996, 1988; FLEURI, 2003; SILVA, 2009). Nesse sentido, reconhecendo a impossibilidade de num curto prazo conseguir abraçar em sua totalidade todas as especificidades linguísticas e culturais concentradas nos 15 povos para os quais se volta a Educação Escolar Indígena no Estado Acre, este artigo tem por objetivo analisar discursivamente, por meio de uma abordagem intercultural centrada no tema transversal da pluralidade cultural, extraído do RCNEI, dois textos: como a noite apareceu e a caixa de pandora. Os quais foram utilizados como proposta de atividade para aplicação na escola indígena, numa aula de língua portuguesa, junto aos estudantes das turmas de 9° ano do ensino fundamental. Assim, foi possível constatar que apesar das diferenças que marcam as sociedades que os textos representam, nota-se a presença de uma relação simétrica entre ambos, evidenciada pelos elementos temáticos que envolvem as narrativas.
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