O CONTEXTO RURAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.3108Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objeto de pesquisa as práticas de leitura e escrita em contextos rurais. Nesse sentido, essa investigação teve um duplo objeto de análise: os documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa (BNCC e o Documento Curricular do Território Maranhense) e as práticas de leitura e escrita de alunos de comunidades rurais. Por conta da pandemia do COVID 19, a observação sobre as práticas de leitura e escrita concentrou-se na análise de materiais produzidos pelos professores das escolas rurais distribuídos aos alunos dessas comunidades desde o início da pandemia. Essa investigação buscou responder uma das questões do projeto coletivo, qual seja: Como as especificidades do contexto rural interveem nas práticas de leitura e escrita? Trata-se de uma pesquisa documental e qualitativa inserida no projeto coletivo Saberes locais em contextos rurais: ensino de leitura e escrita, financiado pela FAPEMA (Universal 01299/18). É importante destacar que a relevância dessa investigação se deve a seu olhar duplo para um mesmo objeto de pesquisa: as práticas escolares de leitura e escrita em contextos rurais e como os saberes locais são incorporados nos documentos oficiais. Como referencial teórico, nos baseamos em Barzotto (2016), Roger Chartier (2004 e 1988), Geraldi (2004), Orlandi (1983), Marcuschi (1985), Foucault (1970), entre outros autores.
Palavras-chave: Leitura; Escrita; Saberes locais; Documentos oficiais; Contextos rurais.
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Copyright (c) 2022 Hillana Layra Corrêa de Abreu , Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro
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