REVISÃO NARRATIVA SOBRE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Isabel Mendes Gonçalves Governo do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3140

Resumo

A literatura infantil influencia na formação da criança ao desenvolver habilidades para o convívio social, uma vez que os livros infantis estimulam a imaginação, transmitem valores como a tolerância, o acolhimento e inclusão. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento bibliográfico no período de agosto e setembro de 2022, por meio do uso da plataforma Google Acadêmico. As palavras-chave utilizadas na pesquisa foram: Literatura infantil, Educação infantil e 2022. Foram encontrados 18artigos, mas destes selecionamos 8 artigos, que abordam o tema em revisão. Realizou-se um mapa-síntese para melhor delinear as bases teóricas que sustentam os estudos, as metodologias utilizadas, os resultados alcançados. Como resultado, verificou-se que os estudos levantados apontam que as bases teóricas mais reportadas são a importância de Literatura infantil para o desenvolvimento e inclusão das crianças na Educação Infantil. Que entre os maiores desafios identificou-se a falta de incentivo da família no primeiro contado da criança com o mundo da literatura, falta de livros infantis inclusivos e falta de planejamento pedagógico para a inserção da literatura nas escolas. Essa revisão permitiu verificar que há necessidade de renovar as práticas pedagógicas que atendam às necessidades das crianças, valorizando seus conhecimentos prévios e renovando as perspectivas através da contação de histórias.

Biografia do Autor

Isabel Mendes Gonçalves, Governo do Estado do Amapá

Possui graduação em LETRAS pela Universidade do Estado do Amapá (2012), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Amapá (2012) e MESTRADO em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá (2014). Especialização em LINGUAGENS, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO pela Universidade Federal do Piauí (2023), Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL pela Faculdade IBRA (2023), Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR pela faculdade de Tecnologia do Amapá (2013), especialização em DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA pelo Instituto Federal do Amapá (2022), especialização em PSICOPEDAGOGIA pela Faculdade IBRA de Brasília (2022) e especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA pela Faculdade IBRA de Brasília (2022). Atualmente é FORMADORA da EDUCAÇÃO INFANTIL do município de Macapá do PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA - PCA. PESQUISADORA do GRUPO DE PESQUISA Recepção da Literatura Infanto-Juvenil e práticas Sociais de Letramento Literário (UFRR). Atuou como Instrutora de Ensino Técnico no SENAC, Tutora EAD da UNIFAP e Professora - classe C do Governo do Estado do Amapá com ênfase em Língua Inglesa no Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular e na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

MENDES GONÇALVES, I. REVISÃO NARRATIVA SOBRE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 229–246, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3140. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3140. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE