REVISÃO NARRATIVA SOBRE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3140Resumo
A literatura infantil influencia na formação da criança ao desenvolver habilidades para o convívio social, uma vez que os livros infantis estimulam a imaginação, transmitem valores como a tolerância, o acolhimento e inclusão. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento bibliográfico no período de agosto e setembro de 2022, por meio do uso da plataforma Google Acadêmico. As palavras-chave utilizadas na pesquisa foram: Literatura infantil, Educação infantil e 2022. Foram encontrados 18artigos, mas destes selecionamos 8 artigos, que abordam o tema em revisão. Realizou-se um mapa-síntese para melhor delinear as bases teóricas que sustentam os estudos, as metodologias utilizadas, os resultados alcançados. Como resultado, verificou-se que os estudos levantados apontam que as bases teóricas mais reportadas são a importância de Literatura infantil para o desenvolvimento e inclusão das crianças na Educação Infantil. Que entre os maiores desafios identificou-se a falta de incentivo da família no primeiro contado da criança com o mundo da literatura, falta de livros infantis inclusivos e falta de planejamento pedagógico para a inserção da literatura nas escolas. Essa revisão permitiu verificar que há necessidade de renovar as práticas pedagógicas que atendam às necessidades das crianças, valorizando seus conhecimentos prévios e renovando as perspectivas através da contação de histórias.
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