ENTRE ENCONTROS E AFETOS: A TRANSLINGUAGEM COMO POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO DE CONTEXTOS E VALORIZAÇÃO DE IDENTIDADES EM CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3164Resumo
RESUMO: O presente artigo traz como proposta a análise de práticas educacionais resultantes de cursos extensionistas de duas universidades públicas em nível estadual, desenvolvidas em duas regiões brasileiras distintas, norte e nordeste. A questão específica que pretendemos abordar é de ordem teórica-metodológica e diz respeito às atividades desenvolvidas em cada região que possuem algumas preocupações distintas em razão do público em foco. Orientam as análises a etnografia, mediante abordagem afetiva e translíngue adotadas nestes cursos, a partir das lentes teóricas de Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip e Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), dentre outros. As análises dos dados evidenciaram os efeitos das práticas pedagógicas sobre os modos de apropriação e organização, pelos professores extensionistas, de suas práticas de linguagem diante do contexto diverso. Os resultados apontam a relevância de práticas educacionais inclusivas, sensíveis às mudanças sociais de forma a valorizar as identidades linguísticas e as relações afetivas existentes entre os sujeitos.
Palavras-chave: Ensino de Português como língua de acolhimento; Translinguagem; Afeto; Migração e refúgio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nayara Da Silva Queiroz, Vivian Gomes Monteiro Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.