ENTRE ENCONTROS E AFETOS: A TRANSLINGUAGEM COMO POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO DE CONTEXTOS E VALORIZAÇÃO DE IDENTIDADES EM CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Nayara Da Silva Queiroz Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Vivian Gomes Monteiro Souza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) https://orcid.org/0000-0002-0358-510X

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3164

Resumo

RESUMO: O presente artigo traz como proposta a análise de práticas educacionais resultantes de cursos extensionistas de duas universidades públicas em nível estadual, desenvolvidas em duas regiões brasileiras distintas, norte e nordeste. A questão específica que pretendemos abordar é de ordem teórica-metodológica e diz respeito às atividades desenvolvidas em cada região que possuem algumas preocupações distintas em razão do público em foco. Orientam as análises a etnografia, mediante abordagem afetiva e translíngue adotadas nestes cursos, a partir das lentes teóricas de Ahmed, Morgan & Maciel (2021), Deleuze (2002), Yip e Garcia (2018), Rocha (2019), Mignolo (2017), dentre outros. As análises dos dados evidenciaram os efeitos das práticas pedagógicas sobre os modos de apropriação e organização, pelos professores extensionistas, de suas práticas de linguagem diante do contexto diverso. Os resultados apontam a relevância de práticas educacionais inclusivas, sensíveis às mudanças sociais de forma a valorizar as identidades linguísticas e as relações afetivas existentes entre os sujeitos.

 

Palavras-chave: Ensino de Português como língua de acolhimento; Translinguagem; Afeto; Migração e refúgio.

Biografia do Autor

Nayara Da Silva Queiroz, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/SP. Bolsista Capes, processo n.º 88887.601871/2021-00. 

Vivian Gomes Monteiro Souza, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/SP. Bolsista CNPQ, processo n.º 159766/2021-4.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

DA SILVA QUEIROZ, N.; GOMES MONTEIRO SOUZA, V. ENTRE ENCONTROS E AFETOS: A TRANSLINGUAGEM COMO POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO DE CONTEXTOS E VALORIZAÇÃO DE IDENTIDADES EM CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 51–69, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3164. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3164. Acesso em: 21 jul. 2024.