LITERATURA DE CORDEL: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS FONOLÓGICOS POR APAGAMENTO EM VINGANÇA DE CABÔCO, DE ZÉ DA LUZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3184

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar a variação fonológica na narrativa popular Vingança de cabôco, de Zé da Luz, de modo a descrever os casos que sofreram processos de apagamento. A metodologia adotada compreende um estudo bibliográfico, com caráter descritivo e explicativo, com abordagem quali-qualitativa e de natureza básica. Para tanto, foi necessário o apoio teórico de autores, como, Bortoni-Ricardo (2014), Coelho et al. (2015), Lima (2016), Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2019), dentre outros autores. O corpus de estudo corresponde à obra de Zé da Luz, intitulada Brasil caboclo: o sertão em carne e osso, do qual foi selecionado o poema de cordel Vingança de cabôco. Para a análise, foram coletados os dados que sofreram processo fonológico por apagamento, a partir da leitura do poema; em seguida, foram elaborados um quadro e um gráfico, os quais possibilitam uma visão mais sistemática dos dados em apreço. Os resultados da pesquisa apontam que há uma diversidade de fenômenos que caracterizam a variação fonológica no poema, e que a maior expressividade, em relação ao apagamento, é o fenômeno da apócope, com um percentual de 64% de ocorrência.

 

Palavras-chave: sociolinguística; variação fonológica; Zé da Luz; Vingança de caboco.

 

Biografia do Autor

Elarisse Maria Bacelar da Silva, UEMA - CESTI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Graduada em Letras Português (UEMA), campus Timon - MA. Tem interesse em estudos da área da Sociolinguística.

Thiago de Sousa Amorim, UFPI

Doutorando em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre em Letras (Linguística), pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialista em Linguística, Literatura e Ensino, pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM); Graduado em Letras / Espanhol, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É membro do Núcleo de Estudos Hispânicos (NUEHIS), da UESPI e do Grupo Língua, Escola e Sociedade (LES), da UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa (Gramática e Redação) e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística Variacionista e Interacional; Teoria da Acomodação da Comunicação; Etnografia da Comunicação.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SILVA, E. M. B. da; AMORIM, T. de S. LITERATURA DE CORDEL: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS FONOLÓGICOS POR APAGAMENTO EM VINGANÇA DE CABÔCO, DE ZÉ DA LUZ. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 266–282, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3184. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3184. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE