UM RETRATO DA POESIA PRODUZIDA NA CONTEMPORANEIDADE EM CAXIAS-MA: ENTREVISTA COM SILVANA MENESES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3200

Resumo

A riqueza do texto literário se manifesta na multiplicidade de sentidos que são evocados ao abarcar temáticas plurais, colaborando na formação do pensamento crítico do leitor. Tais aspectos fazem com que a literatura se configure como indispensável a todo sujeito. Todavia, o que se observa, por vezes, é que o texto literário  distituído do seu valor e tratado como irrelevante. Assim sendo, a presente entrevista realizada com a poeta caxiense Silvana Meneses objetiva discutir a produção literária da autora no cenário local e, em paralelo a isso, situar a produção contemporânea da cidade de Caxias-MA. Tendo em vista que a autora integra a Academia Caxiense de Letras (ACL), seu lugar de fala é referendado pelo contato que possui com artistas e grupos artísticos na cidade. Cabe apontar que esta entrevista é parte integrante de um projeto maior que aborda a produção da referida escritora a partir de um viés linguístico-expressivo, o que tem permitido discutir seus textos literários no interior do espaço acadêmico.

Palavras-chave: Texto literário, poesia, expressividade linguística, Silvana Meneses.

 

Biografia do Autor

Max Mateus Moura da Silva, Universidade Estadual do Maranhão, campus Caxias

Graduando em Letras (UEMA) e em Psicologia (UniFacema). Membro do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense (NuPLiM-CNPq), membro da direção da Liga Interdisciplinar dos Cursos de Letras (LICLE- UEMA). Tem atuado na iniciação científica desde 2019. Possui artigos publicados, em parceria, acerca da expressividade linguística e da relação entre memória e história pelo viés da fotografia.

Ruan Carlos Moura Costa, UEMA

Graduando do curso de Letras – Português e Literatura da Língua Portuguesa (UEMA). Atuou, em 2021-2022, na iniciação cientifica, como pesquisador, com a pesquisa voltada para A expressividade na poesia da escritora caxiense Silvana Meneses: uma análise dos recursos morfossintáticos.  Desenvolve estudos relacionados à estilística, linguística e literatura, temáticas nas quais, em parceria, possui textos publicados.

 

Marinalva Aguiar Teixeira Rocha Rocha, UEMA

Doutora em História, área de concentração em Estudos históricos latino-americanos (UNISSINOS); Mestre em Letras, área de concentração em Língua Portuguesa (UERJ); Mestre em Ciências da Educação (IPLAC/CUBA); Especialista em Língua Portuguesa (PUC/MG).  É Professora Adjunta da UEMA, com atuação na área de Língua Portuguesa. Possui experiência na orientação de projetos de iniciação científica (FAPEMA/UEMA) e projetos de extensão (UEMA). Participa de grupos de pesquisas do CESC, como também da UERJ: NUPLIM/CESC/CNPq; Descrição e ensino de língua: pressupostos e práticas (UERJ). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UEMA). É autora de artigos e capítulos de livros que versam sobre  leitura, recursos expressivos e uso de fotografia em estudos históricos. Organizou, em parceria, os livros: Sinésio Santos: a cidade e os olhos (EDUFPI- 2018); Linguagem e ensino: perspectivas e práticas pedagógicas (E-book -EDUEMA- 2021); Experiências no ensino e na pesquisa: tessituras possíveis (E-book –Ed. Pedro e João- 2021); Letras em Diálogos: estudos sobre linguagem e literatura (Rêgo/2005). Em 2014, publicou o livro A expressividade em Ana Maria Machado e José Paulo Paes: uma proposta para motivar a leitura (Ed. Appris).

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SILVA, M. M. M. da; COSTA, R. C. M.; ROCHA, M. A. T. R. UM RETRATO DA POESIA PRODUZIDA NA CONTEMPORANEIDADE EM CAXIAS-MA: ENTREVISTA COM SILVANA MENESES. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 343–349, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3200. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3200. Acesso em: 27 abr. 2024.