AS REALIZAÇÕES DO ASPECTO GRAMATICAL NO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3208

Resumo

O presente estudo busca analisar uma categoria gramatical geralmente não abordada pelas gramáticas tradiconais e, consequentemente, não abordada pelas aulas de português (ou abordada de maneira indireta): a categoria de aspecto, que está relacionda ao verbo. Por mais que a noção empregada pelo verbo possa ser compreendida de diversas formas por meio das categorias verbais – que são em número de seis: aspecto, tempo, modo, voz, pessoa e número –, o ensino de Língua Portuguesa privilegia apenas cinco categorias verbais e negligencia o aspecto, categoria que define a duração do processo verbal. Nesse sentido, intenciona-se investigar a morfologia do verbo, em especial, do aspecto verbal do português nos textos de jornais. Têm-se como objetivo caracterizar e diferenciar as ocorrências do aspecto gramatical tomando como aporte teórico os estudos de Comrie (1976); Castilho (1968; 2014), Travaglia (2016) e outros. O textos que constituiram o corpus da pesquisa pertencem ao gênero jornalístico notícia e foram coletadas no jornal “O Estado do Maranhão”, com publicação ocorrida no período de setembro a outubro de 2018 e dissertando sobre um mesmo tópico da área política e mantendo, assim, a igualdade temática, no caso, as eleições de 2018 para o governo do Estado do Maranhão. Para estudarmos a marcação aspectual desses textos jornalísticos, optamos por observá-los segundo os preceitos da teoria gerativa.

Palavras-chave: Aspecto verbal; morfologia; Gerativismo; Notícia. 

Biografia do Autor

Tereza Cristina Mena Barreto de Azevedo, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal do Maranhão (1984) e mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É professora da Universidade CEUMA, desenvolveu serviços na Fundação Municipal de Cultura de São Luís, professora Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão e técnica em atividades culturais no Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, comunicação, museu, gramática gerativa.

João Pedro Melonio Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão. Membro do projeto de Pesquisa O ensino da morfologia verbal: a categoria aspectual nos textos jornalísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

MENA BARRETO DE AZEVEDO, T. C.; MELONIO RODRIGUES, J. P. AS REALIZAÇÕES DO ASPECTO GRAMATICAL NO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 89–109, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3208. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3208. Acesso em: 27 abr. 2024.