AFILIAÇÃO CULTURAL E MOTIVAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DAS TRADUTORAS VOLUNTÁRIAS NO RAKUTEN VIKI
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3209Resumo
O processo que envolve a aprendizagem de uma língua estrangeira é muito mais complexo do que pensamos e envolve diversos fatores que podem facilitar ou dificultar a jornada dos(as) aprendizes. Tendo isso em mente, o presente trabalho objetiva lançar um olhar sobre dois dos fatores que estão diretamente envolvidos no intricado desenvolvimento linguístico em línguas estrangeiras: a afiliação cultural e a motivação. Para tanto, usamos relatos de experiências de aprendizes de línguas que são atuantes em uma comunidade de tradutores(as) voluntários(as) chamada Viki. O intuito principal é investigar de que forma a afiliação cultural e o voluntariado podem auxiliar ou contribuir para a motivação delas no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Os resultados demonstram que as participantes se sentem motivadas por fatores intrínsecos e extrínsecos para aprender uma língua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcia Silva, Izidio Dias de Carvalho Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.