AFILIAÇÃO CULTURAL E MOTIVAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DAS TRADUTORAS VOLUNTÁRIAS NO RAKUTEN VIKI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3209

Resumo

O processo que envolve a aprendizagem de uma língua estrangeira é muito mais complexo do que pensamos e envolve diversos fatores que podem facilitar ou dificultar a jornada dos(as) aprendizes. Tendo isso em mente, o presente trabalho objetiva lançar um olhar sobre dois dos fatores que estão diretamente envolvidos no intricado desenvolvimento linguístico em línguas estrangeiras: a afiliação cultural e a motivação. Para tanto, usamos relatos de experiências de aprendizes de línguas que são atuantes em uma comunidade de tradutores(as) voluntários(as) chamada Viki. O intuito principal é investigar de que forma a afiliação cultural e o voluntariado podem auxiliar ou contribuir para a motivação delas no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Os resultados demonstram que as participantes se sentem motivadas por fatores intrínsecos e extrínsecos para aprender uma língua.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição, com estágio de pesquisa como “visiting student” na Universidade de Alberta, Canadá. Graduada em Letras português e inglês pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Atualmente, é professora na Universidade Estadual de Goiás, no curso de Letras, e coordenadora do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada e Ensino-avaliação-Aprendizagem de Línguas onde desenvolve pesquisas na área de tecnologias digitais e avaliação da aprendizagem.

Izidio Dias de Carvalho Junior, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Letras - Português/Inglês (2019) pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá e Pós-Graduado em Letramento, Produção de Sentidos e Escrita (2022) pela mesma instituição. Enquanto bolsista de Iniciação Científica, desenvolveu pesquisas sobre: tecnologias digitais e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Atua como professor de Língua Inglesa na Oaktree English School desde 2018 e também atuou como monitor/professor voluntário de Língua Inglesa nos níveis básicos I, II e III (2017-2 / 2019-1) no Centro de Idiomas da UEG de Iporá. Tem interesse na área de Linguística Aplicada, tendo como foco de pesquisa: ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; aquisição de segunda língua; motivação; bilinguismo e poliglotismo; interculturalidade e aspectos culturais. Atualmente é membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada Crítica (NELAC).

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SILVA, M. A.; CARVALHO JUNIOR, I. D. de. AFILIAÇÃO CULTURAL E MOTIVAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DAS TRADUTORAS VOLUNTÁRIAS NO RAKUTEN VIKI . REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 110–130, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3209. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3209. Acesso em: 27 abr. 2024.